A cerimónia militar, realizar-se-á em frente aos Jerónimos, sendo presidida pelo Presidente da República e contando com a presença das mais altas individualidades do Estado, membros do Corpo Diplomático acreditado em Portugal e individualidades locais.
Na parada militar estarão presentes diversas unidades representativas dos três Ramos das Forças Armadas, num total de cerca de 1200 efectivos. O desfile incluirá, ainda, uma força apeada equipada para o combate da Brigada de Reacção Rápida (constituída pela Secção Cinotécnica de Cães de Guerra, uma Companhia de Pára-quedistas, uma Companhia de Operações Especiais e por uma Companhia de Comandos) e de Fuzileiros do Batalhão Ligeiro de Desembarque.
A cerimónia inclui também uma homenagem aos portugueses mortos em combate pela Pátria, com a passagem de 4 aviões F-16, da Força Aérea Portuguesa.
Este ano, o desfile conta novamente com uma representação de antigos combatentes, como homenagem do País num público testemunho de consideração e apreço para com aqueles que deram o melhor de si ao serviço de Portugal, reeditando a iniciativa do ano transato.
Convida-se a população a assistir à cerimónia, nos locais que estão destinados para esse efeito nos Jerónimos.