Imagem de Luís Vaz de Camões
Uma página da Presidência da República Portuguesa
Mais um dia de glória, mais um dia de Portugal e dos Portugueses. Viva o 10 de Junho., Edgar Gomes --- É com muito orgulho que nós descendentes de portugueses comemoramos, também aqui no Brasil, o dia das comunidades portuguesas. Viva Portugal,..., Luiz Eduardo Guedes --- Ex.mo Sr Presidente da Republica Portuguesa Professor Aníbal Cavaco Silva, Foi com muito satisfação que vi, os ex-combatentes portugueses a terem..., Jose Carlos --- MEU CARO PRESIDENTE: Desde o momento que foi eleito, quer eu tenha contribuído ou não, para a sua eleição, passou a ser o PRESIDENTE de PORTUGAL,..., Júlia --- Senhor Presidente: Foi este ano homenageado o português da Metrópole que morreu durante a invasão de Diu, cumprindo, ainda que parcamente a..., Miguel Reis --- Nós, muito modestamente, também divulgamos o Dia de Portugal através do blogue "Portugalite" (http://eoinavalmoralportugues.bogspot.com) e do..., José María Durán Gómez --- Neste tão importante e simbólico dia exalta-se o que é ser Português que, no meu ponto de vista, é ser um cidadão do mundo, é ser um cidadão que..., Diogo Santos Rosa --- É com enorme prazer que recebemos V. Ex.ª nesta pequena cidade, mas uma cidade que é a minha, na qual vivo há 43 anos. Até que enfim Faro tem um..., Francisco de Jesus --- Exmo Sr Presidente da República, espero sinceramente que as Comemorações do dia de Portugal, sejam vividas e sentidas, por Si e por Todos os que..., Carlos Pinho --- Espero que este ano as Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas sejam tão fantásticas e emocionantes como as do..., Miguel Tiago ---
Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa
10 de Junho
Quinta-feira
  • 10:15
    Cerimónia Militar
  • 12:00
    Sessão Solene comemorativa do Dia de Portugal
  • 13:30
    Almoço oferecido pelo Presidente da Câmara Municipal de Faro
Ver Mais

Faro

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Os primeiros marcos da cidade de Faro datam do século VIII a.C., durante a colonização Fenícia do Mediterrâneo Ocidental. A cidade servia então de entreposto comercial, integrado num amplo sistema comercial baseado na troca de produtos agrícolas, peixe e minérios. Seu nome de então era Ossónoba, sendo um dos mais importantes centros urbanos da região sul de Portugal.

Entre os séculos III a.C. e VIII d.C. a cidade esteve sob domínio Romano e Visigodo, vindo a ser conquistada pelos Mouros no ano de 713 d.C, os quais ergueram ali uma fortificação (reforçada por uma nova muralha erigida a mando do príncipe mouro Bem Bekr, no século IX).

Na sequência da independência de Portugal em 1143, D. Afonso Henriques (primeiro Rei de Portugal) e os seus sucessores iniciaram a expansão do país para sul, reconquistando os territórios então ocupados pelos Mouros, o que culminou com a conquista do Algarve e da cidade de Faro no ano de 1249 pelas tropas de D. Afonso III. Faro foi elevada à categoria de cidade no ano de 1540, sendo, desde 1830, capital do Algarve. Faro foi parcialmente destruída durante o grande terramoto de 1755, tendo parte da sua muralha, assim como alguns outros edifícios, desmoronado.


Actualidade

Faro assumiu a sua vocação cosmopolita aquando da inauguração do seu aeroporto internacional a 11 de Julho de 1965. Hoje em dia e graças ao aumento de procura turística em todo o Algarve, a cidade possui o segundo mais movimentado aeroporto de Portugal atrás do aeroporto da Portela em Lisboa, com um movimento superior a 5 milhões de passageiros por ano. O Aeroporto é ainda utilizado por parte dos turistas que se dirigem para a Andaluzia devido a certos locais desta região espanhola estarem mais próximos de Faro do que de Sevilha.

Mais informação em www.cm-faro.pt.

 

Envie a sua mensagem
MENSAGENS