Dois portugueses residentes no estrangeiro, distinguidos com o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, vão receber o galardão em Viana do Castelo, no dia 9 de Junho, das mãos do Presidente da República, que concedeu o seu Alto Patrocínio a esta iniciativa organizada pela COTEC.
O Prémio destina-se a galardoar cidadãos portugueses que se distinguiram pelo seu papel empreendedor, inovador e responsável, no contexto das sociedades de acolhimento, que reflectem a diversidade e a riqueza da diáspora portuguesa no mundo actual.
Carlos de Mattos, 56 anos, fundador da empresa cinematográfica CDM Interactive, em Hollywood, Estados Unidos, que produz e comercializa equipamentos para filmagens e espectáculos, em particular sistemas de iluminação criados por ele próprio, foi um dos galardoados.
Tendo iniciado a sua actividade nas equipas técnicas de vários filmes – entre os quais “ET” e “Forrest Gump” – Carlos de Mattos foi já distinguido, pelo seu trabalho inovador, com dois Óscares da Academia de Artes e Ciência de Hollywood, o maior Prémio na área cinematográfica.
O outro galardoado com o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa foi Fernando Ferreira, empresário e proprietário da maior empresa de cofragem da Austrália, a Wideform, que opera em betão armado, na construção civil e obras públicas.
Com 62 anos, Fernando Ferreira foi agraciado com a Comenda da Ordem de Mérito pelo Governo Português e considerado o melhor empresário estrangeiro na Austrália em 2005. Participa em diversas iniciativas sociais na Austrália, Portugal e Timor-Leste e detém uma parceria com um grupo português para o desenvolvimento de novas áreas de negócio, com destaque para os parques eólicos.
A este Prémio apresentaram-se 65 candidaturas com ampla representatividade geográfica, cobrindo todos os continentes, sendo a Europa e as Américas os de maior expressão em termos numéricos. Os candidatos mostraram uma grande diversidade nos sectores em que exercem as suas actividades, estando nomeadamente ligados a iniciativas de carácter científico e tecnológico, sendo a inovação a condição indispensável à apresentação das candidaturas.
Conheça aqui todos os candidatos.
Relacionado:
Para mais informações: www.cotec.pt/diaspora