Imagem de Luís Vaz de Camões
Uma página da Presidência da República Portuguesa
Exposição Terra Longe, Terra Perto
Magnífico discurso e obra literária do Dr. João Bénard da Costa..., André Tavares --- Obrigado por ter vindo a Setúbal. Foi com emoção e saudade que vi as exposições das Forças Armadas, especialmente a Marinha, do qual sou filho da..., Luis Cordeiro --- Acompanhando V.Exª de há 30 anos para cá e com o POVO de que nunca nos desviámos lá estive em Setubal, como em Bragança numa noite de Dezembro a..., Henrique Videira Rodrigues --- Até que enfim que alguém se lembrou de Setúbal. O meu muito obrigado ao Presidente Cavaco Silva por ter escolhido a minha linda cidade para as..., Miguel Aleixo --- Os pais dos meninos que tocaram violino para V.Exa. agradecem a sua grande atenção e ficaram desagradados pela atitude da RTP que não se dignou..., Ana Marta Sampaio --- O dia de Portugal é um dia especial. Costumo assistir às cerimónias pela TV. Este ano infelizmente a RTP não transmitiu na totalidade, o que me..., J. Norberto Pires --- Adorei ver o desfile militar á semelhança do que aconteceu no Porto no ano passado. Foi com enorme emoção que assisti á passagem dos militares..., Miguel Loureiro --- Gostaria so de dar uma palavra de apreço ao Exmo Senhor Presidente da República, que dignificou este dia e que tocou num ponto que o Sr...., Carlos Nogueira --- Creio que há um ano, enviei uma mensagem, pedindo a Vx. que não se "resignasse". Fi-lo com todo o respeito. Referia-me, especificamente, ao..., Joaquim Marques Pereira --- Foi com alegria e emoção que senti as Comemorações do 10 de Junho em Setúbal. Bem-haja o Exmo Senhor Presidente da República, a Exma Senhora..., Ana Paula Costa ---
Setúbal - A Notável-Vila
Venha assistir às Comemorações
Anuário das Ordens Honoríficas Portuguesas
Programa das Comemorações
10 de Junho
Domingo
10:30
Cerimónias militares com a participação dos três ramos das Forças Armadas
12:15
Sessão Solene comemorativa do Dia de Portugal
13:45
Almoço oferecido pela Presidente da Câmara Municipal de Setúbal
Ver Mais
Exposição “Terra Longe, Terra Perto”

Exposição Terra Longe, Terra PertoA Exposição Terra Longe, Terra Perto pretende evocar aquele que foi um dos fenómenos mais estruturantes da sociedade portuguesa nos últimos séculos - a Emigração.

Trata-se de uma mostra inédita de obras de arte, documentação, objectos de memória e fotografia, apontando os principais momentos emigratórios, desde o final do século XIX até aos anos 80 do século XX.

Colocando no centro da narrativa os protagonistas desta história, esta exposição põe em relação a representação artística da emigração e a expressão cultural, vivencial e afectiva dos emigrantes e das suas comunidades.

Almada Negreiros e a representação, em tapeçaria de Portalegre, dos painéis da Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos, pinturas de Júlio Pomar, Graça Morais e Vieira da Silva, desenhos de José Malhoa e Stuart de Carvalhais, esculturas de Simões de Almeida (Sobrinho) e Álvaro de França, entre outros, articulam-se, num projecto expositivo onde não faltam as “Torre Eiffel” da nossa memória.

Terra Longe, Terra Perto apresenta, ainda, materiais inéditos – documentação oficial, correspondência entre emigrantes e familiares, fotografia e objectos do quotidiano que, de forma inovadora, assumem um valor expositivo. Paralelamente, postos de exposição multimédia exibem documentários e fotografias relacionados com a temática da Emigração e Comunidades Portuguesas. De destacar, ainda, a possibilidade de consulta de um DVD onde, de forma interactiva, o visitante tem acesso a uma colectânea de obras de arte, arte pública, cinema, literatura, escultura, pintura e música, de várias correntes e expressões artísticas, ilustrativos da forma como o tema da Emigração tem sido abordado através das artes.

A Exposição estrutura-se tomando como referência as etapas da experiência emigratória – a decisão de emigrar, a escolha de um destino, a preparação da partida, a viagem, legal ou clandestina, a integração na sociedade de destino, a vivência nas comunidades, a recombinação de pertenças e a possibilidade, real ou imaginada, de um regresso. Neste último núcleo são apresentadas três maquetas de casas, cada uma delas representando uma “tipologia arquitectónica” de inspiração emigrante.

Terra Longe, Terra Perto é uma exposição organizada pelo Museu da Presidência da República e conta com a colaboração da Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, do Museu da Emigração e das Comunidades (projecto virtual da CM de Fafe), do Museu “Photographia Vicentes”, na Madeira, para além de vários outros museus nacionais e municipais, organismos das Regiões Autónomas, particulares e associações de portugueses residentes no estrangeiro, entre os quais a associação Mémoire Vive em França e o Museu dos Pioneiros, em Toronto.