Os Exercícios Militares Conjuntos e Combinados da Série Felino, desenvolvidos no âmbito da cooperação técnico-militar com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, têm a finalidade de permitir a interoperabilidade das Forças Armadas dos Estados Membros da CPLP e o treino para o emprego das mesmas em operações de paz e de assistência humanitária, sob a égide da Organização das Nações Unidas, respeitadas as legislações nacionais.
Neste âmbito, a finalidade do Exercício Felino 2008 é “Exercitar uma Força Tarefa Conjunta e Combinada, no quadro da CPLP, no sentido de incrementar a interoperabilidade e o treino das Forças Armadas dos Estados Membros da CPLP, com vista ao seu emprego em operações humanitárias e de apoio à paz, sob a égide da Organização das Nações Unidas”.
O cenário do Exercício Felino 2008 é fictício e caracteriza uma situação de crise humanitária com implicações de segurança. Decorre em ambiente permissivo, empregando dados geográficos reais de Portugal e decorre na região AVEIRO-OVAR.
A preparação do exercício contou ainda com actividades de formação de quadros de que se salientam o estágio centrado nas matérias do Planeamento Operacional e das Regras de Empenhamento, a ter lugar no Centro de Simulação do Exército (Pedrouços), no período de 16 a 20 de Junho, e o Estágio de Operações de Apoio à Paz a ministrar pelo Centro de Instrução e Treino de Operações de Apoio à Paz da Escola Prática de Infantaria (CITOAP/EPI) no RI 10.
© 2007-2016 Presidência da República Portuguesa
Acedeu ao sítio de arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.