A Escola de Sargentos do Exército é um Estabelecimento Militar de Ensino Profissional com a missão de assegurar, através dos cursos nela ministrados, a preparação cultural, técnica e profissional-militar necessária ao ingresso e progressão na carreira de sargentos dos quadros permanentes. Nesta Escola são ministrados os Cursos de Formação de Sargentos e os Cursos de Promoção a Sargento Ajudante e Sargento Chefe.
A raiz genealógica da Escola de Sargentos do Exército data de 1641 com a criação do mais antigo corpo militar em Portugal e que foi designado por “TERÇO DE ELVAS” e é herdeira das tradições de várias unidades, entre as quais as do Regimento de Infantaria nº 5, celebrizado pela sua participação na acção do “16 de Março de 1974”. Ao longo da sua história, esta unidade esteve localizada em Elvas, Ilha Terceira, Lisboa, Porto e Caldas da Rainha, tendo participado com destaque em diversas batalhas e campanhas em que Portugal esteve envolvido.
A 01 de Junho de 1981, com a extinção do Regimento de Infantaria de Caldas da Rainha, é criada na mesma cidade, a Escola de Sargentos do Exército, cuja designação e localização se mantém até aos dias de hoje.
O seu Estandarte Nacional ostenta as condecorações de Membro Honorário da Ordem Militar de Avis e da Ordem da Liberdade.
© 2007-2016 Presidência da República Portuguesa
Acedeu ao sítio de arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.