Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Instituto dos Pupilos do Exército por ocasião do seu 100º aniversário
Visita ao Instituto dos Pupilos do Exército por ocasião do seu 100º aniversário
Lisboa, 25 de maio de 2011 ler mais: Visita ao Instituto dos Pupilos do Exército por ocasião do seu 100º aniversário

ÚLTIMAS VISITAS

Todas as visitas

Apresentação

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

A Academia Militar é um Estabelecimento Militar de Ensino Superior Universitário que desenvolve actividades de ensino, de investigação e de apoio à comunidade, com a finalidade essencial de formar Oficiais destinados aos Quadros Permanentes das Armas e Serviços do Exército e da Guarda Nacional Republicana.

A Academia Militar toma esta designação em 1959, e tem o seu antecedente histórico na Escola do Exército, fundada em 12 de Janeiro de 1837 pelo Marquês de Sá da Bandeira, embora as suas origens remontem a 1640, em plena guerra da restauração, com a criação da aula de Artilharia e Esquadria, surgindo assim, pela primeira vez, o ensino superior militar em Portugal.

A Academia Militar tem presentemente as suas instalações distribuídas por dois aquartelamentos, o Aquartelamento Sede em Lisboa e um destacamento na cidade da Amadora. Na Sede, para além dos órgãos de comando e direcção, estão instaladas as infra-estruturas destinadas à vida e formação dos alunos dos últimos anos dos cursos de engenharia e dos alunos do serviço de saúde, desde o internato às instalações desportivas. No Destacamento da Amadora, para além dos órgãos de comando do Corpo de Alunos, estão instaladas as infra-estruturas destinadas à vida e formação dos alunos dos restantes cursos.

 

© 2007-2016 Presidência da República Portuguesa

Acedeu ao sítio de arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.