Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Inauguração do Monumento ao Fuzileiro
Inauguração do Monumento ao Fuzileiro
Barreiro, 2 de julho de 2011 ler mais: Inauguração do Monumento ao Fuzileiro

ÚLTIMAS VISITAS

Todas as visitas

Apresentação

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

A Academia Militar é um Estabelecimento Militar de Ensino Superior Universitário que desenvolve actividades de ensino, de investigação e de apoio à comunidade, com a finalidade essencial de formar Oficiais destinados aos Quadros Permanentes das Armas e Serviços do Exército e da Guarda Nacional Republicana.

A Academia Militar toma esta designação em 1959, e tem o seu antecedente histórico na Escola do Exército, fundada em 12 de Janeiro de 1837 pelo Marquês de Sá da Bandeira, embora as suas origens remontem a 1640, em plena guerra da restauração, com a criação da aula de Artilharia e Esquadria, surgindo assim, pela primeira vez, o ensino superior militar em Portugal.

A Academia Militar tem presentemente as suas instalações distribuídas por dois aquartelamentos, o Aquartelamento Sede em Lisboa e um destacamento na cidade da Amadora. Na Sede, para além dos órgãos de comando e direcção, estão instaladas as infra-estruturas destinadas à vida e formação dos alunos dos últimos anos dos cursos de engenharia e dos alunos do serviço de saúde, desde o internato às instalações desportivas. No Destacamento da Amadora, para além dos órgãos de comando do Corpo de Alunos, estão instaladas as infra-estruturas destinadas à vida e formação dos alunos dos restantes cursos.

 

© 2007-2016 Presidência da República Portuguesa

Acedeu ao sítio de arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.