Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Cerimónia de Homenagem aos Combatentes, por ocasião do 50º aniversário do início da Guerra em África
Cerimónia de Homenagem aos Combatentes, por ocasião do 50º aniversário do início da Guerra em África
Lisboa, 15 de março de 2011 ler mais: Cerimónia de Homenagem aos Combatentes, por ocasião do 50º aniversário do início da Guerra em África

ÚLTIMAS VISITAS

Todas as visitas

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Discurso do Presidente da República na Cerimónia Militar de Condecoração do Coronel Raúl Folques
Regimento de Comandos, Carregueira, 9 de outubro de 2015

Saúdo cada um dos presentes nesta cerimónia e, em particular, os antigos combatentes, a quem o País tanto deve.

Ao longo da nossa História, muitos foram os exemplos de dedicação, altruísmo e coragem de militares que, no cumprimento do dever, sublimaram as suas capacidades ao serviço de Portugal.

Foram heróis que connosco partilharam o quotidiano das suas vidas. Afinal, homens simples capazes de feitos extraordinários.

Militares,
Minhas Senhoras e meus Senhores,

Hoje, aqui, a Pátria presta homenagem a um dos seus melhores: o Coronel Raúl Miguel Socorro Folques, um Soldado de Portugal que por vocação escolheu a carreira das armas, onde se distinguiu pelo culto dos mais nobres ideais de serviço. Um exemplo de Valor, Lealdade e Mérito.

Fazemo-lo em Parada militar, porque assim manda a “ordenança”, quando são agraciados aqueles que se destacaram por feitos heroicos em campanha.

Fazemo-lo, acompanhando o sentimento de orgulho e admiração dos seus familiares e amigos; dos jovens alunos do Colégio Militar e da Academia Militar, Escolas que o viram crescer e o formaram como Homem, como Cidadão e como Militar; dos seus camaradas “Comandos”, em especial daqueles que com ele combateram e com ele criaram laços de amizade para a vida, forjados na dureza da campanha, no silêncio da perda e nos momentos de alegria.

O Coronel Folques é um algarvio de Vila Real de Santo António, que deixou o liceu aos 13 anos para vir frequentar o 3.º ano do Colégio Militar, aí permanecendo até ingressar na Academia, onde concluiu, em 1961, o Curso de Infantaria.

Fez parte dos militares que estiveram na origem e integraram as primeiras forças “Comando”, unidades de elite do Exército adaptadas à natureza e às exigências do ambiente operacional de África.

Nas quatro comissões que cumpriu, três em Angola e uma na Guiné, demonstrou ser um Soldado de exceção, exemplo maior de coragem, sangue-frio e serena energia debaixo de fogo. Um líder que todos estimavam e admiravam.

Nas funções que posteriormente desempenhou, destacam-se as de Comandante do Regimento de Comandos, Professor do Instituto de Altos Estudos Militares e Chefe do Estado-Maior do Governo Militar de Lisboa.

Integrou ainda a Comissão Mista de Verificação dos Acordos de Paz na República de Moçambique.

Condecorado por feitos extraordinários em campanha, dando provas de elevada coragem física e grandeza moral, o Coronel Folques é um homem de bem, de carácter impoluto e altamente prestigiado entre os seus pares. Serviu Portugal com distinção, total desprendimento e a simplicidade dos grandes.

Militares,
Minhas Senhoras e meus Senhores,

Manifestamos hoje o nosso reconhecimento a um Oficial de excecional craveira cujo exemplo deverá constituir fonte de inspiração para as gerações futuras, porque a Pátria em que nos revemos foi e será sempre determinada pelo querer, pela dedicação e pela coragem dos Portugueses.

Como Presidente da República, associo-me com todo o gosto a esta homenagem a quem, como o Coronel Raúl Miguel Socorro Folques, pautou a sua vida pelo culto da Pátria, da honra e do dever. É este homem e este militar que o Comandante Supremo das Forças Armadas distingue com a mais alta condecoração do Estado, a da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

© 2007-2016 Presidência da República Portuguesa

Acedeu ao sítio de arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.