A História das Forças Armadas confunde-se e é indissociável da História de Portugal.
As Forças Armadas constituem uma instituição estruturante da identidade nacional, um elemento fundamental da soberania nacional e um instrumento essencial da componente externa da política de defesa.
Importa que a população portuguesa saiba que as nossas Forças Armadas têm demonstrado um profissionalismo exemplar, tanto no plano interno, no âmbito das missões de soberania, exercendo a defesa militar do território nacional e em outras missões de interesse público, procurando o bem-estar das populações, como nas missões externas em que têm estado envolvidas, prestigiando o País e contribuindo para o reforço da sua posição no plano internacional.
Considero da maior relevância o reforço da coesão e do prestígio da instituição militar, objetivo que, em permanência, deve merecer atenção prioritária de todos os responsáveis políticos.
Como Comandante Supremo, desejo manifestar publicamente o meu reconhecimento e profundo apreço pelo papel que as Forças Armadas têm desempenhado na preservação dos valores nacionais e da nossa identidade como Nação.
O futuro das Forças Armadas será também, certamente, indissociável do futuro de Portugal.
Aníbal Cavaco Silva
© 2007-2016 Presidência da República Portuguesa
Acedeu ao sítio de arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.