Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Imposição das insígnias de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique no estandarte do Instituto dos Pupilos do Exército
Imposição das insígnias de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique no estandarte do Instituto dos Pupilos do Exército
Lisboa, 25 de março de 2011 ler mais: Imposição das insígnias de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique no estandarte do Instituto dos Pupilos do Exército

ÚLTIMAS VISITAS

Todas as visitas

Apresentação da Base Aérea N.º 1

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

A Base Aérea N.º 1 tem um património histórico único, edificado ao longo de 89 anos, desde que, em Fevereiro de 1920, ali foi instalada a Escola Militar de Aeronáutica, na sequência da primeira reestruturação porque passou a aviação militar, resultante da transferência para os terrenos da Granja do Marquês da pioneira da Escola Militar de Aviação, até essa altura a funcionar em Vila Nova da Rainha.

A Base Aérea Nº 1, designação assumida em 1939, é, assim, a mais antiga e emblemática unidade da Força Aérea, berço deste Ramo das Forças Armadas e da formação militar e técnica de milhares de aviadores que tão altos serviços prestaram à Pátria, desbravando rotas aéreas entre os cinco cantos do mundo e evidenciando valor e comprovada abnegação em combate.

A formação militar de excelência e os militares aqui preparados constituem a base e o enquadramento das esquadras operacionais, dando assim um contributo permanente e efectivo para a constituição das unidades aéreas que, ao longo das últimas três décadas, têm vindo a participar em missões de cooperação e apoio à paz, em África, nos Balcãs, na Ásia, no Médio e no Extremo Oriente, numa participação digna que se projecta nesta Unidade Base que os preparou como pilotos militares.

A Base Aérea Nº 1 permanece um elemento essencial do dispositivo da Força Aérea e irá manter, no futuro previsível, uma actividade global de elevada importância, concentrando a instrução elementar e básica de pilotagem da Força Aérea e continuando a dar o seu prestimoso apoio à Academia da Força Aérea, ao Museu do Ar e a outras entidades e organizações civis e militares.

O Presidente da República decidiu agraciar a Base Aérea Nº 1 com o grau de Membro Honorário da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, considerando como muito relevantes os serviços prestados por esta Unidade à Instituição Militar e ao País, dos quais resultaram excepcional honra e glória para Portugal.

© 2007-2016 Presidência da República Portuguesa

Acedeu ao sítio de arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.