Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Imposição das insígnias de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique no estandarte do Instituto dos Pupilos do Exército
Imposição das insígnias de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique no estandarte do Instituto dos Pupilos do Exército
Lisboa, 25 de março de 2011 ler mais: Imposição das insígnias de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique no estandarte do Instituto dos Pupilos do Exército

ÚLTIMAS VISITAS

Todas as visitas

RECEPÇÃO ÀS FORÇAS NACIONAIS DESTACADAS NA BÓSNIA-HERZEGOVINA

Apresentação

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
A recepção às Forças Nacionais Destacadas no Teatro de Operações da Bósnia-Herzegovina é assinalada com uma cerimónia militar com a presença do Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas.

Esta cerimónia assinala o final da mais longa missão de paz em que as Forças Armadas Portuguesas participaram até ao momento e o seu regresso a território nacional, após o cumprimento da missão naquele País, ao longo de cerca de 15 anos.

Desde o inicio da década de 90, procurando intervir no sentido do restabelecimento da paz e da criação de condições de estabilidade para a reconstrução da Bósnia-Herzegovina, a Comunidade Internacional lançou, sob a égide das Nações Unidas, um conjunto de missões militares, lideradas pela própria Organização das Nações Unidas, pela Aliança Atlântica ou pela União Europeia.

Portugal participou nestas missões desde o primeiro momento, destacando observadores militares e, mais tarde, unidades militares nacionais, num esforço que correspondeu a mais de 11.000 elementos das Forças Armadas e das Forças de Segurança, operando naquele território, nos céus dos Balcãs ou no mar Adriático.

Actualmente sob a responsabilidade da União Europeia, a missão militar internacional prepara a sua transição para uma missão de polícia, facto que determinou o regresso das Forças Armadas a Portugal e, por consequência, da sua última Força Nacional Destacada naquele País – o 1º Batalhão de Infantaria da Brigada de Intervenção do Exército.

© 2007-2016 Presidência da República Portuguesa

Acedeu ao sítio de arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.