Intervenções da Dra Maria Cavaco Silva
Senhor Presidente da IBM Portugal,
Caras participantes no EXITE,
Amigas e amigos,
A EXITE tem um caminho percorrido desde 2005 e já tocou a vida de dezenas de raparigas em Portugal e muitas mais por todos os países onde se realiza. Parabéns pela iniciativa que tem alargado os horizontes de centenas de jovens.
Os percursos profissionais em áreas das ciências ditas exactas são tradicionalmente um campo reservado ao género masculino, enquanto as preferências das raparigas vão para áreas científicas mais orientadas para a interacção social. A participação feminina nas áreas da matemática, ciências de computação ou engenharias está muito abaixo do que seria de esperar, comparada com o peso das mulheres nos cursos universitários.
Vivemos um tempo riquíssimo em inovações em várias áreas.
Quando olho para trás, acredito no futuro com mais entusiasmo, porque as invenções dos últimos 50 anos deixam-me cheia de confiança no mundo que vai ser o vosso.
As opções profissionais são, às vezes, mais resultado de uma fuga àquilo de que pensamos não gostar do que um encontro com os nossos verdadeiros talentos.
Os jovens em geral, e mais as raparigas, têm poucas oportunidades de concluir, pela sua própria experiência, sobre o valor prático dos saberes mais técnicos. As disciplinas ditas exactas – matemática, física, química – têm acumulado uma fama de “papão” entre a comunidade dos estudantes.
A pedagogia da experimentação tem um papel vital para a motivação dos jovens, pois possibilita a demonstração de que “também sou capaz” e mostra que afinal o papão é um tigre de papel.
Esta semana ensinou-vos que as matérias ditas “tenebrosas” podem ser aventura e diversão. Juntaram o prazer de aprender à vontade de aplicar os saberes no mundo real, o apetite de compreender com a emoção de explorar o desconhecido, de traduzir a linguagem científica na realidade do mundo que vos rodeia.
O vosso contacto com a tecnologia, para além de ter sido divertido como depreendo das vossas caras, teve por base um percurso, um “projecto”. A vida é uma sucessão de projetos, de sonhos. Ter uma ideia, criar um plano de acção, concretizar esse plano e, finalmente, comunicar os resultados dessa acção. Estou certa de que a aprendizagem deste caminho terá uma enorme utilidade na vida que está à vossa frente.
A experiência ao longo desta semana estimulou as grandes qualidades dos jovens: a curiosidade e a imaginação.
A imaginação é tão importante como o conhecimento.
Ela levar-vos-á sempre mais alto e mais longe.
Mantenham sempre a vossa curiosidade viva.
Deem asas à vossa imaginação.
Ela é o motor da conquista do saber.
Aprender não tem que ser uma “maçada”, como puderam comprovar ao longo desta semana. Escreve Fernando Pessoa no poema “Liberdade”, de que todos os jovens normalmente gostam muito: “ler é maçada, estudar é nada.”
Mas Fernando Pessoa estava a brincar, claro. Reparem só na obra monumental que construiu ao longo de toda a sua não muito longa vida.
Tê-lo-á feito sem ler nem estudar?
Que acham?
Viram que aprender, especialmente em grupo, pode ser divertido, emocionante.
O tempo da escola tem que ser um tempo de descoberta, de curiosidade, de exploração. Um tempo que deixe rasto ao longo de toda a vida.
A tarefa dos professores é ajudarem os alunos a tornarem-se naquilo que devem ser, de acordo com os seus talentos. Olhando para vós acho que, pela intensidade dos vossos sorrisos, as sensações que experimentaram esta semana, em contacto com o mundo da ciência e engenharia – o esforço de adquirir novos conhecimentos, a alegria da descoberta, a angústia e a riqueza de cometer erros e aprender com eles, a beleza de simplificar o que é complicado – vão perdurar por muito tempo nas vossas vidas.
A vossa semana foi ótima e viveram experiências que não vão esquecer.
Está de parabéns a IBM pela organização desta iniciativa, que contribui para atenuar as disparidades de género e promove a inclusão social. A todas as participantes, e voluntários, desejo as maiores felicidades.
Muito obrigada.
© 2006-2016 Presidência da República Portuguesa