Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Entrega do Prémio Mulher Activa 2011
Entrega do Prémio Mulher Activa 2011
Lisboa, 15 de Junho de 2012 ler mais: Entrega do Prémio Mulher Activa 2011

INTERVENÇÕES

Intervenções da Dra Maria Cavaco Silva

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Discurso da Drª Maria Cavaco Silva no Jantar de comemoração dos 20 anos da Associação “A Casa do Caminho”
Casino de Espinho, 23 de Outubro de 2008

Boa Noite a todos!

Gosto de estar aqui esta noite convosco.

É sempre bom dar um salto até ao Norte e quando esse salto inclui uma boa causa e uma boa companhia é duplamente bem vindo.

Quando olho à minha volta vejo um belo grupo de pessoas aqui reunidas, num círculo de boas vontades. Todos queremos ir mais longe e sabemos que palavras leva-as o vento e se com palavras nos entendemos, e desentendemos, é pelos gestos concretos de solidariedade que podemos fazer a diferença.

Queremos fazer a diferença, vamos fazer a diferença.

Estamos aqui presentes esta noite para tentarmos cuidar melhor do elo mais fraco que foi posto à nossa guarda: as nossas crianças.

É um lugar comum dizermos que as crianças são o futuro. Temos a obrigação de merecer o futuro mas será que fazemos tudo o que podemos para estarmos à altura dessa tarefa vital?

Hoje estamos aqui porque queremos ajudar muito concretamente com um levantamento de fundos destinados a uma instituição que há 20 anos é um abrigo para bebés que precisam de aconchego, por razões que a vida pôs no caminho das suas pequenas vidas inocentes.

Seria bom que não houvesse necessidade para casas como esta e, se estou aqui a celebrar os 20 anos, gostaria de dizer o contrário dos votos de parabéns: não desejar muitos anos de vida.

Esta vida da Casa do Caminho é muito necessária agora, mas não será um sonho de todos nós que não haja mais crianças institucionalizadas?

Mas enquanto houver esta realidade temos de a enfrentar. Temos de estar atentos e ser generosos para que, com a nossa ajuda, funcionem o melhor possível e cumpram a sua missão não só com o essencial mas também com carinho e muito colo.

A Casa do Caminho está integrada, desde 1992, na Emergência Infantil, uma forma mais ágil, e mais eficaz, de trabalhar nesta área tão difícil das crianças vítimas de abandono, negligência involuntária ou criminosa, maus tratos.

Em Julho de 2006, tive ocasião de visitar, com o meu marido, durante a 2ª Jornada do Roteiro para a Inclusão, dedicada às Crianças em Risco e Violência Doméstica, a Casa do Caminho e gostámos muito, muito do que lá vimos.

Pela Casa do Caminho passaram durante estes 20 anos 489 crianças. Larga percentagem foi para a adopção, tendo as outras regressado às famílias biológicas, a solução preferível, mas nem sempre possível.

Este jantar é mais do que uma refeição, é um acto de amor pelas nossas crianças que precisam de nós.

Os fundos aqui reunidos irão permitir que os serviços prestados pela Casa do Caminho às crianças que por ela passam tenham mais qualidade.

Daqui agradeço a todos os que trabalham na Casa do Caminho e em tantas outras instituições de Norte a Sul do país, a dedicação, o carinho, os gestos de afecto que no seu dia a dia dão a tantos seres pequeninos que lhes estão confiados.

Para todos eles, para todos vós o meu comovido muito, muito obrigada!

Maria Cavaco Silva
 

© 2006-2016 Presidência da República Portuguesa