Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Discurso do Presidente da República no Banquete de Estado em honra do Presidente da República Popular da China
Palácio Nacional da Ajuda, 6 de Novembro de 2010

Em 1508, o Rei de Portugal deu instruções ao Comandante da frota, que partiu à descoberta de Malaca, para “recolher todo o tipo de informações sobre os hábitos e costumes” dessa terra misteriosa, conhecida como o Império do Meio.

A riquíssima cultura milenar chinesa não mais deixaria de exercer um fascínio especial nos portugueses. Estabelecemos relações regulares, abrimos rotas comerciais e iniciámos uma era de intercâmbio de conhecimentos, que marcou os rumos da História mundial. Os nossos povos aprenderam a conhecer-se e a respeitar-se, construindo laços de amizade que perduram até aos nossos dias.

É com este mesmo espírito que dou as boas vindas a Vossa Excelência, Senhor Presidente, à Senhora Dona Liu Yongqing, bem como à ilustre delegação que os acompanha nesta primeira Visita de Estado que realizam a Portugal.

Uma visita que, estou certo, muito contribuirá para o fortalecimento do nosso relacionamento.

Portugal e a China reestabeleceram relações diplomáticas em 1979. Temos razões para estar orgulhosos do caminho que percorremos, em conjunto, desde então.

Em 1987, tive a honra de subscrever, em nome de Portugal, a Declaração Conjunta Luso-Chinesa sobre a Questão de Macau, que reconheceu as características próprias do Território e abriu caminho a um processo de transição que constituiu um exemplo para o mundo. Foram criadas as condições de confiança fundamentais para assegurar a estabilidade e o desenvolvimento económico e social de que Macau vem beneficiando.

Macau desempenha um papel central nas relações entre Portugal e a China, bem como da China com os países de língua oficial portuguesa. É o que atesta o Fórum de Macau, cuja próxima reunião, com a presença, entre outros, dos Chefes de Governo da China e de Portugal, suscita as maiores expectativas.

O nível de excelência que caracteriza o nosso relacionamento conduziu, em 2005, ao estabelecimento de uma Parceria Estratégica Global, num sinal da determinação dos nossos dois países em prosseguir uma cooperação mutuamente vantajosa e voltada para o futuro.

E o futuro é promissor.

As reformas internas, a abertura e a crescente participação da China no sistema económico e financeiro mundial proporcionaram-lhe, nas três últimas décadas, índices notáveis de crescimento económico, com reflexos no nível e na qualidade de vida dos seus cidadãos. Um crescimento a que correspondeu uma crescente afirmação na cena política internacional.

Por seu lado, Portugal é um Estado membro da União Europeia e da zona Euro, com uma economia aberta, que aposta em áreas de inovação tecnológica, que revestem um grande potencial para o desenvolvimento da nossa cooperação com a China.

A nossa situação geográfica e as relações privilegiadas e forte presença das nossas empresas em África e na América Latina, designadamente nos países de expressão portuguesa, são outros factores que fazem de Portugal um destino atractivo para o investimento chinês e que justificam uma aposta no estabelecimento de parcerias empresariais luso-chinesas.

Entendo, pois, que dispomos das condições para que seja possível o desejado progresso quantitativo e qualitativo nas nossas relações económicas e empresariais.

Os contactos empresariais e os acordos que serão assinados durante esta Visita permitirão, estou certo, que as nossas empresas e empresários se conheçam melhor, abrindo caminho a novas oportunidades de negócio e contribuindo, desse modo, para alterar o forte desequilíbrio que se verifica nas nossas trocas comerciais.

No domínio cultural, por seu turno, cabe-nos dar resposta ao interesse crescente dos nossos cidadãos, bem patente no aumento significativo do número de cidadãos chineses que pretendem aprender a língua portuguesa, assim como a procura crescente pelo ensino do chinês, em Portugal.

Senhor Presidente,

Vivemos tempos de grandes desafios. A crise económica e financeira veio pôr em evidência a necessidade de uma revisão da arquitectura financeira e da regulação e supervisão, à escala global.

Esta não é, contudo, a primeira crise de dimensão global. Na véspera de mais uma importante Cimeira do G-20, é importante recordar as lições que o passado nos legou.

Face à interdependência que caracteriza a realidade dos nossos dias, há que saber evitar a confrontação, o isolacionismo e o proteccionismo e trabalhar em conjunto em favor da abertura e transparência dos mercados e em nome de um sistema global mais justo e equilibrado, que privilegie o diálogo construtivo entre parceiros.

É com este espírito e com esta convicção que Portugal se prepara para exercer o seu mandato no Conselho de Segurança das Nações Unidas, no biénio 2011-2012.

A necessidade de um reforço da cooperação e da coordenação internacionais confere um particular relevo às relações entre a UE e a China. Portugal é um defensor activo do reforço dessas relações, um reforço assente no respeito mútuo e num diálogo sem reservas sobre todas as matérias de interesse comum.

Senhor Presidente,

A História, a cultura, os laços humanos e os interesses que partilhamos são pilares sólidos de relações que pretendemos cada vez mais dinâmicas e ambiciosas.

É nesse espírito que peço a todos que se juntem a mim num brinde à saúde do Presidente Hu Jintao e da Senhora Liu Yongqing, ao reforço da amizade e da parceria estratégica entre Portugal e a China, e à prosperidade crescente dos nossos povos.

Muito obrigado.

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.