O Natal é um tempo que convoca a união das famílias e amigos. Mas devemos ir mais longe na sua celebração. Queremos que a paz esteja com os homens não só agora. Queremos que o esforço de concórdia entre os Povos seja permanente. Queremos que a solidariedade e a partilha sejam mais fortes nesta época do ano, mas que permaneçam ativas ao longo do tempo. Queremos pensar nos mais frágeis e vulneráveis: as crianças, os desempregados, os mais velhos. Mas devemos fazê-lo também o ano inteiro.
É uma altura em que estar privado do convívio dos que amamos dói mais e há várias razões para que isso aconteça. Mas há muitos a trabalhar, tantos voluntariamente, para dar conforto e calor humano aos que dele precisam. Para eles, o nosso apreço e gratidão.
Natal é época de reunião. Queremos evocar todos os Portugueses das Comunidades da Diáspora que, por muito longe que estejam, têm sempre os seus e o seu País no coração.
A todos queremos deixar uma palavra amiga, de coragem e de esperança, confiantes de que saberão vencer as dificuldades.
Desejamos a todos os Portugueses um Feliz Natal e um Ano de 2015 com saúde e mais prosperidade.
Muito Boas Festas para todos.
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.