Foi com profunda satisfação que Portugal o recebeu, Senhor Presidente, assim como à Senhora Dra. Maria da Luz e à delegação que vos acompanha. Esta sua Visita, que muito nos honra e sensibiliza, assume um significado especial.
Especial, desde logo, porque se trata da visita de um Amigo próximo que acolhemos sempre com grande apreço e respeito. Esta Visita marca mais um encontro entre dois países ligados por laços culturais profundos, que souberam desenvolver uma amizade fraterna consubstanciada numa parceria estratégica, em benefício de ambos os povos.
Especial, também, pelo simbolismo que encerra, tanto para Portugal como para Moçambique, no quadro da dinâmica de aprofundamento do nosso relacionamento bilateral, e do novo impulso conferido na II Cimeira Luso-Moçambicana.
Especial, ainda, porque Vossa Excelência, Senhor Presidente, entendeu escolher Portugal como primeiro e último destino das visitas bilaterais do seu segundo mandato enquanto mais Alto Magistrado da Nação moçambicana, o que é revelador da robustez da parceria estratégica existente entre Portugal e Moçambique.
Senhor Presidente,
Quero saudar os esforços e os sucessos obtidos pelo povo moçambicano na consolidação da sua democracia e na procura do progresso económico e social. Os progressos registados nas negociações entre o Governo moçambicano e a Renamo e os esforços de diálogo e conciliação são prova da determinação de Moçambique em prosseguir o caminho da paz e do desenvolvimento.
Não é de estranhar que a comunidade internacional reconheça, hoje, em Moçambique, um ator relevante face ao protagonismo que vem assumindo na busca de soluções para crises regionais ou ao empenho e dinamismo que tem depositado na condução da atual Presidência da CPLP.
De igual forma, o prestígio da comunidade literária e artística moçambicana, amplamente reconhecido, projeta internacionalmente Moçambique, ao mesmo tempo que enriquece e valoriza o nosso idioma comum e a Cultura do espaço de língua portuguesa.
Senhor Presidente,
Acredito que um contínuo aprofundamento dos nossos laços de amizade e de cooperação será mutuamente benéfico para os nossos povos. É neste quadro que se inscreve a parceria estratégica entre Portugal e Moçambique. A Visita de Vossa Excelência veio dar, sem dúvida, um contributo importante para alcançarmos esse objetivo comum.
É com esta convicção que peço a todos que se juntem a mim num brinde à saúde e bem-estar do Presidente Armando Guebuza e da Senhora Dra. Maria da Luz Guebuza, à prosperidade do povo moçambicano e aos laços de amizade fraternal que unem Portugal e Moçambique.
Muito obrigado.
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.