Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

PRESIDENTE da REPÚBLICA

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Discurso do Presidente da República na Inauguração da Reconversão e Modernização da Refinaria de Matosinhos - GALP Energia
Matosinhos, 28 de Setembro de 2011

Associo-me com muito gosto à presente cerimónia de inauguração das obras de reconversão e modernização da Refinaria de Matosinhos, desde logo pelo alcance económico e social deste investimento, mas também pelo significado que adquire no processo de afirmação estratégica da Galp Energia como um Grupo de dimensão europeia.

Para o concelho de Matosinhos e áreas envolventes, esta obra assume uma particular relevância como estímulo ao desenvolvimento económico e social e como factor da qualidade de vida da comunidade.

É, inegavelmente, um investimento importante pelos postos de trabalho que cria, mas, é-o também, pelos efeitos multiplicadores noutras actividades produtivas, pelas oportunidades de formação e qualificação profissional que promove, pela investigação e cooperação com universidades e politécnicos que permite e, ainda, pelo impacto positivo que exerce sobre outros pólos fundamentais para a competitividade regional, como o Porto de Leixões ou o Complexo Petroquímico de Estarreja.

A decisão da Galp Energia de reconverter e modernizar dois pólos de refinação em território nacional, um em Matosinhos e outro em Sines, que implicou um investimento de 1,4 mil milhões de euros, a par de outros investimentos significativos que vem realizando na exploração e produção de petróleo e gás natural e em energias limpas, demonstra bem a sua vontade de crescer e a ambição de encontrar um novo posicionamento no mercado global da energia. Estou convencido de que o futuro próximo não deixará de confirmar esta opção estratégica.

Dois elementos se revestem, nesse contexto, de particular importância para o nosso País.

O primeiro é o facto de se apontar para que, com o início das operações de produção das renovadas refinarias de Matosinhos e Sines, as nossas exportações aumentem significativamente sendo que, a prazo, Portugal passará a ser um exportador líquido de gasóleo.

O segundo prende-se com a circunstância de, através da sua participação em projectos de exploração petrolífera em diversos países, a Galp Energia deter já reservas de petróleo passíveis de garantir a auto-suficiência de Portugal por cerca de três décadas.

A visão demonstrada pela Galp Energia para detectar e aproveitar oportunidades, a sua permanente proximidade aos exigentes mercados onde se move, além de uma notável capacidade competitiva, fazem da Galp Energia um caso de sucesso que merece ser evidenciado.

Minhas Senhoras e meus Senhores,

O nosso tecido empresarial necessita de reforçar decididamente a sua capacidade competitiva, assente em investimento de base industrial e exportadora, em parcerias de cooperação, no intercâmbio de conhecimentos, na adopção de soluções inovadoras e no reajustamento da massa crítica das empresas, em especial das PME´s.

Merece destaque, também nesta perspectiva, três aspectos marcantes da actividade e da cultura empresarial da Galp Energia.

Em primeiro lugar, a sua aposta persistente na prospecção petrolífera da costa portuguesa, onde foram efectuados diversos estudos, sondagens e trabalhos de sísmica, com um primeiro poço experimental de exploração esperado para 2013.

Em segundo lugar, a política de valorização profissional e reforço de competências dirigida aos seus colaboradores e a aposta constante na procura de jovens licenciados de elevado potencial, num intercâmbio permanente com Universidades e Centros de Investigação.

Por último, mas não menos importante, a atenção conferida à responsabilidade social, seja nas áreas da educação e do suporte à saúde e bem-estar das comunidades, seja na promoção da eficiência energética e na defesa do ambiente, seja, ainda, na dinamização da mobilidade sustentável e da segurança rodoviária.

Estão de parabéns, por tudo isso, a Galp Energia, os seus accionistas, os seus gestores e trabalhadores, que souberam aplicar o melhor do seu esforço à concretização, aqui em Matosinhos, de um projecto de grande relevância estratégica para a economia nacional.

Obrigado.

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.