Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 ler mais: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

PRESIDENTE da REPÚBLICA

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Discurso do Presidente da República no Banquete de Estado em honra do Presidente da República de Moçambique e Senhora de Armando Guebuza
Palácio Nacional da Ajuda, 29 de Abril de 2010

Senhor Presidente, Excelência,
Excelentíssimas Autoridades,
Distintos Convidados,

É, para mim e para minha Mulher, motivo de uma satisfação muito particular receber Vossa Excelência, Senhor Presidente, e a Senhora Dra. Maria da Luz Guebuza, bem como a ilustre delegação que os acompanha nesta Visita de Estado a Portugal.

Minha Mulher e eu próprio guardamos as mais gratas recordações da nossa Visita a Moçambique, em Março de 2008, e da hospitalidade com que fomos recebidos. Uma Visita a uma terra a que nos ligam conhecidos laços de especial afecto e onde contamos com tantos e tão bons amigos. Uma Visita que abriu caminho a um reforço das nossas relações, com os eloquentes resultados de que, hoje, todos somos testemunhas.

Senhor Presidente,

A escolha de Portugal para a realização da primeira Visita do segundo mandato de Vossa Excelência, que muito nos honra, é a melhor expressão dos laços que unem os nossos países.

Somos povos que se conhecem bem, que partilham uma mesma língua e possuem um legado histórico e cultural comum. Povos que têm sabido tirar partido do que esse legado lhes deixou de positivo e que têm dado provas da sua capacidade para resolver questões mais difíceis, como atesta a solução encontrada para a Barragem de Cahora Bassa.

Para o reforço desta proximidade contribui, todos os dias, um intenso intercâmbio entre os nossos cidadãos, que abrange os mais variados domínios, das artes à educação, à política e aos negócios.

Senhor Presidente,

A frequência das visitas de Alto Nível entre Portugal e Moçambique nos últimos anos, bem como a recente decisão de levar a cabo Cimeiras bilaterais anuais, são sinais de uma comum determinação no fortalecimento da nossa parceria estratégica.

Portugal segue de perto o que se passa em Moçambique e regozija-se com os progressos que o país vem alcançando.

Há pouco mais de dois anos, aquando da minha Visita de Estado, pude comprovar a determinação em prosseguir uma agenda reformadora, visando a consolidação das instituições democráticas e a melhoria da competitividade e do ambiente de negócios em Moçambique. Os resultados obtidos reforçam a nossa confiança no futuro.

O respeito pelos princípios da boa governação e os progressos na consolidação democrática, de que os sucessivos ciclos eleitorais são exemplo, têm valido a Moçambique uma influência política acrescida. Influência que se reflecte no protagonismo que vem assumindo na promoção da paz e da estabilidade na região e nas responsabilidades atribuídas a alguns dos seus cidadãos, designadamente no quadro da SADC e da União Africana.

No domínio económico e social, por seu turno, Moçambique tem vindo a cumprir os principais objectivos do seu plano de desenvolvimento, em particular na redução da pobreza, no acesso à educação e na qualificação dos seus recursos humanos.

Ao longo da última década, a sua média anual de crescimento económico foi superior a 8 por cento - uma das melhores do Continente Africano – e o sector privado assume-se, cada vez mais, como um motor da economia.

Estes desenvolvimentos reflectem-se, apraz-me dizê-lo, no nosso relacionamento.

Nos últimos cinco anos, quadruplicou o investimento português em Moçambique. Em 2009, Portugal passou a ocupar a segunda posição entre os maiores investidores no país, e isto a despeito das dificuldades dos dois últimos anos.

A nossa cooperação bilateral, por seu turno, abrange, actualmente, áreas decisivas para vencer os desafios da competitividade num mundo globalizado, como a educação e a formação de recursos humanos, e também a inovação, a ciência, a tecnologia e as energias alternativas.

Estou seguro de que os Acordos que serão assinados no decorrer da Visita de Vossa Excelência, bem como os contactos que aqui manterá com projectos e empresários portugueses, designadamente no âmbito do Seminário Económico que amanhã terá lugar, contribuirão para promover a criação de novas parcerias e permitirão dar mais um passo no reforço da nossa cooperação.

Quero assegurar-lhe, Senhor Presidente, que nunca faltará a Moçambique a solidariedade e o apoio de Portugal, quer a nível bilateral quer nas organizações em que participamos, para a prossecução dos seus objectivos de desenvolvimento económico e social.

Senhor Presidente,

A natureza dos desafios com que nos confrontamos vem sublinhando o valor estratégico de estruturas de coordenação internacional que permitem a países que se sentem próximos actuar de forma concertada.

É o caso da CPLP, que estamos empenhados em fortalecer e tornar mais eficiente, mais próxima dos seus cidadãos.

É responsabilidade de todos promover uma crescente participação da sociedade civil na vida da nossa Comunidade.

A Presidência Portuguesa da CPLP tem-se empenhado, em particular, na promoção e projecção internacional da língua portuguesa. É um objectivo que partilhamos e ao qual a recente Conferência de Brasília sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial conferiu um novo impulso.

Enquanto veículo de comunicação, a língua portuguesa reflecte os diferentes códigos culturais e influências que caracterizam os povos da nossa Comunidade. É esta singular diversidade que lhe confere a sua maior força e que a torna particularmente bem colocada para se afirmar como língua de comunicação global.

Senhor Presidente,

Quero agradecer-lhe, uma vez mais, ter aceite o meu convite para efectuar esta Visita de Estado, a qual marcará, estou certo, uma nova etapa no fortalecimento dos laços fraternos que unem Portugal e Moçambique. Pode Vossa Excelência continuar a contar com o meu forte empenho pessoal nesse sentido.

É nesse espírito, que peço a todos que se juntem a mim num brinde à saúde e felicidade pessoal do Presidente Armando Emílio Guebuza e da Senhora Dra. Maria da Luz Guebuza, à amizade entre Portugal e Moçambique e à prosperidade crescente dos nossos Povos irmãos.

Muito obrigado.

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.