O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências à Família do pintor Júlio Resende.
É o seguinte o teor da mensagem de condolências do Presidente Aníbal Cavaco Silva:
“Em nome do povo português, em meu nome pessoal e da minha mulher, quero apresentar sentidas condolências à família de Júlio Resende, grande Mestre da Arte Portuguesa do último século.
Júlio Resende dedicou a sua vida à pintura marcando de uma forma inconfundível o panorama artístico português. A sua obra está espalhada pelas principais colecções de arte nacionais e internacionais, mas está também presente no quotidiano dos portugueses através de importantes obras de arte pública, de que é exemplo o painel de azulejos "Ribeira Negra", no Porto, ou a estação do metropolitano do Jardim Zoológico, em Lisboa.
Porque Júlio Resende foi também professor teve a oportunidade de marcar as inúmeras gerações de alunos que ensinou. E porque quis a sua obra universal, criou em 1993 o “Lugar do Desenho”, fundação a quem legou o seu espólio, reunido durante mais de 30 anos, para que estivesse ao alcance de todos os que quisessem conhecer o seu trabalho.
Neste momento de luto, é com sentido pesar que presto a minha homenagem a Júlio Resende, com a certeza de que o seu desaparecimento é uma grande perda para a Arte e a Cultura portuguesas.
Aníbal Cavaco Silva”
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.