Imagem de Luís Vaz de Camões
Uma página da Presidência da República Portuguesa
Exmo Sr. Presidente Os verdes campos da terra onde me encontro fazem-me lembrar da pujança tropical da ilha da Madeira, meu torrão natal. Só me..., Eleutério Gouveia Sousa --- Exmo Sr. Presidente da Repubilca ,como todos ou quase todos os Portuguese viram as 7 maravilhas de Portugal no Mundo,mas ainda ninguem falou na 8..., Antonio Manuel Pereira Ribeiro --- Senhor presidente, o Brazil é filho de Portugal. salve o passado ilustre dos descobrimentos, que a chama viva da coragem dos descobridores seja..., Saulo Cezar --- Portugal terra linda eu sou Brsileira mais amo -te como se fosse minha Pátria amada umas dos Paises mais belos da EUROPA AMO-TE bela cidade, Lêda Regina França --- Eu não sonho ser portuguesa..Eu SOU PORTUGUESA de alma cheia e por Portugal Lutarei, Adriana --- Como todos ou quase todos os Portuguese viram as 7 maravilhas de Portugal no Mundo,são a prova mais que evidente de fomos capazes,e agora não o..., Antonio Manuel Farinha Pratas Veiga --- Como Scalabitano fiquei feliz pelo Sr. Presidente da República, o Governo e as Forças Armadas terem escolhido Santarém para palco das cerimónias..., Paulo Tomé --- Neste dia, desejava expressar o meu apreço por alguns factos relacionados com as Comemorações Nacionais em Santarém: em primeiro lugar pela..., José Miguel Meneses de Almeida --- Descobrimos o Mundo abrindo fronteiras maritimas para alem das nossas fronteiras terrestes,por mais pequeno que nos somos a sua gloria para sempre..., Enio Cipriano Borges Dos Reis --- Salve! Salve! Portugal pelo seu dia!!! Parabéns Portugal, Parabéns meu querido Português!!! Bjus a todos portugueses da Alzirinha Neves, Alzirinha ---
10 de Junho
Quarta-feira
  • 10:00
    Homenagem a Salgueiro Maia
  • 10:15
    Cerimónia Militar
  • 12:00
    Sessão Solene
  • 13:30
    Almoço oferecido pelo Presidente da Câmara Municipal de Santarém
Ver Mais
Exposição “Portugal 12.21 - Identidade”

Exposição - “Portugal 12.21 - Identidade”Atravessando os dez séculos da História de Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à actualidade, a Exposição “Portugal 12.21 – Identidade” apresenta um conjunto notável de peças e documentos que, pelo seu valor ilustrativo e pelo seu significado histórico e simbólico, aludem aos aspectos territoriais, linguísticos, culturais, políticos e religiosos que ajudaram a definir um perfil identitário e uma ideia de nação.

Por cada século de história, uma peça, um documento e um texto de enquadramento atraem o visitante para uma viagem no tempo. É assim que, vindos da Torre do Tombo e de muitos Museus, se reúne, num mesmo espaço expositivo, documentos como o Tratado de Alcanices que, no século XIII fixou os limites fronteiriços entre Portugal e Castela, a Lei das Sesmarias, de D. Fernando, a Carta de Lei assinada por D. Luís, abolindo a pena de morte, ou a Primeira Constituição da República Portuguesa.

Peças como um contador indo-português do século XVI, simbolizando o encontro de culturas no período da Expansão, ou uma escrivaninha do célebre mestre-ourives de Paris Thomas Germain, atestando o fausto da corte de D. João V, são algumas das obras-primas do património cultural português que podem ser admiradas nesta Exposição.

“Portugal 12.21 – Identidade” é também uma oportunidade para homenagear um conjunto de pensadores, humanistas e escritores que reflectiram sobre Portugal e que, através da sua obra, contribuíram para enriquecer o património cultural português. Nomes como Damião de Góis, Padre António Vieira, Fernando Pessoa ou Agustina Bessa Luís são relembrados, evocando-se um autor por cada século, numa viagem, também, pela história da literatura portuguesa.


Local: Sala dos Actos da Catedral de Santarém
Data: 9 de Junho a 12 de Julho de 2009
Horário: de Terça a Domingo das 10h30 às18h00
Organização: Museu da Presidência da República

 

Envie a sua mensagem
MENSAGENS