Após 862 anos da sua reconquista aos Mouros por D. Afonso Henriques, Santarém foi a cidade escolhida pelo Presidente das República para palco das comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
A cidade de Santarém, para além de sede de concelho é, também, a capital e centro administrativo do distrito com o mesmo nome. Situada na margem direita do rio Tejo, esta cidade capital do gótico, e apresentando uma posição de elevada centralidade no contexto do território nacional, possui um vasto e antiquíssimo património arquitectónico de elevada riqueza histórica.
O rio Tejo, considerado como um dos principais factores do desenvolvimento desta zona geográfica, marca-lhe a paisagem, bem como as suas inundações mais ou menos regulares, proporcionaram, desde sempre, terrenos agrícolas de elevada fertilidade nas áreas marginais. Para além de um sector agrícola de grande vitalidade regional, também a proximidade à capital do País, a disponibilidade de espaços e o conjunto de acessibilidades marcadas por eixos rodoviários e ferroviários estruturantes que atravessam o concelho, fizeram com que neste se desenvolvesse uma base económica importante para a fixação de um tecido empresarial que se tem distendido desde a capital, e cujo desenvolvimento se começou a verificar na década de 20 do século passado.
O programa oficial das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades inicia-se a 9 de Junho e incluirá um variado leque de eventos, começando com a inauguração de uma exposição da Presidência da República na Sala dos Actos do Seminário de Santarém, a que se seguirá a Sessão Solene de Boas Vindas à cidade no Salão Nobre dos Paços do Concelho, culminando no dia 10 de Junho com realização da Cerimónia Militar e da Sessão Solene onde serão homenageadas diversas personalidades.