A presença de alguns navios emblemáticos da Marinha de Guerra, tais como o navio escola Sagres, a fragata Álvares Cabral e a corveta General Pereira D’Eça, no cais comercial do porto de Viana do Castelo, permitirão a visita do público nos dias 9 e 10 de Junho.
O navio patrulha NRP Zaire e uma Lancha de Fiscalização estarão também disponíveis para acolher visitas junto ao cais do Instituto de Socorros a Náufragos.
A fragata Álvares Cabral, pertencente à classe Vasco da Gama, é um navio moderno, dotado de armamento e sensores altamente sofisticados, utilizando tecnologia militar de ponta permitindo à Marinha de Guerra Portuguesa a utilização de unidades navais totalmente vocacionadas para enfrentar convenientemente qualquer cenário de multiameaça no mar.
Também se torna digno de realce o facto desta unidade naval estar equipada com sistemas de lançamento de mísseis superfície-superfície e superfície-ar. De entre várias inovações ligadas aos sistemas de integração de armas e sensores, de comunicações, propulsão, etc., cada navio desta classe tem atribuído dois helicópteros para luta anti-submarina (AS) os quais, fazendo parte integrante do navio a que pertencem, permitem a optimização das suas capacidades na luta AS.
O N.R.P. "Sagres" foi construído, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de "Albert Leo Schlageter". Em 1945, este navio danificado durante a guerra, foi capturado em Bremerhaven pelas forças americanas e posteriormente cedido ao Brasil, em 1948.
Em 1962 Portugal adquire-o ao Brasil para substituir o antigo navio escola N.R.P. "Sagres".
Desde essa altura que desempenha as funções de navio escola da Marinha de Guerra Portuguesa.
É uma barca de três mastros que já efectuou duas voltas ao mundo ao serviço de Portugal, em 78-79 e 83-84, e efectua este ano 71 anos de idade.
Horário:
Segunda-feira, 9 de Junho – das 14h00 às 17h00 (Até às 16h30 reservado a escolas da região)
Terça-feira, 10 de Junho – das 14h00 às 17h00