Há mais de 50 anos, em Outubro de 1949, os oficiais instrutores da Escola Militar de Equitação de Mafra realizaram a sua primeira apresentação pública, a um Chefe de Estado em visita oficial ao nosso país. Com efeito, desde a sua criação, a “Reprise da Escola de Mafra”, como então se passou a designar, efectuou inúmeras apresentações em Portugal e no estrangeiro, sendo a mais antiga “escola equestre” em Portugal.
Em 2004, foi distinguida com o “Prémio Escola”, atribuído pela Federação Equestre Portuguesa, e com o “Prémio Carreira”, atribuído pela revista Equitação.
Em Janeiro de 2007, em Avignon (França), participou num dos maiores eventos equestres da Europa, tendo sido alvo dos mais rasgados elogios, entre os quais os da conceituada revista equestre internacional L’Eperon.
Montando desde sempre cavalos portugueses, os instrutores militares, envergando os seus uniformes de gala, executam uma série de figuras de ensino, exemplo harmonioso do trabalho em conjunto num verdadeiro ballet equestre.
A “Reprise da Escola de Mafra” representa assim, acima de tudo, a expressão global de uma doutrina posta em prática por aqueles que têm o honroso dever de a ensinar e difundir. Cabe a estes homens preservar e aperfeiçoar a Escola Equestre Militar, como património cultural de âmbito nacional e ainda contribuir, dentro das suas capacidades, para o desenvolvimento da actividade equestre no nosso país.