A Orquestra Ligeira do Exército tem, no âmbito cultural, desenvolvido um diversificado trabalho de acção valorativa e recreativa do pessoal militar e civil do Exército. Executa intervenções musicais em unidades, estabelecimentos ou órgãos das Forças Armadas e, em colaboração com organismos civis tem realizado concertos e outras actividades musicais de grande destaque e aceitação por parte do público.
A sua estrutura, do tipo Big-Band, é composta por cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones, dois teclados, duas violas, duas percussões e três vocalistas. Executando composições ligeiras, a OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, contribuindo para a afirmação e valorização cultural.
No entanto, a sua actuação tem ido além fronteiras onde já participaram em inúmeras actuações e concertos no estrangeiro, especialmente dirigidos às Comunidades Portuguesas, o que constituiu um factor de importante proximidade entre Portugal e a sua diáspora, contribuindo assim para dignificar Portugal e as Forças Armadas.