As bandas de música têm por missão fornecer o enquadramento musical a nível do cerimonial militar e do protocolo de Estado, em cerimónias e actos militares, designadamente juramentos de bandeira, guardas de honra, desfiles, festivais ou rendições de guarda.
As bandas de música da Armada, do Exército e da Força Aérea têm desenvolvido um diversificado trabalho de representação dos respectivos Ramos, ou, quando especificamente designadas para o efeito, do conjunto das Forças Armadas em festivais, concertos ou certames de carácter internacional, realizados no nosso país ou no estrangeiro.
No âmbito cultural, desenvolvem uma acção valorativa e recreativa do pessoal militar e civil das Forças Armadas, executando concertos ou outras intervenções musicais em unidades, estabelecimentos ou órgãos das Forças Armadas. Colaboram, conforme lhes seja solicitado por autoridades e organismos civis, na realização de concertos ou outras actividades musicais.
Contribuem para incrementar o gosto pela música portuguesa e salvaguardar a cultura musical no nosso país, recolhendo, instrumentando e difundindo temas de raiz popular.
Também efectuam diversas actuações conjuntas, nomeadamente com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e vários grupos corais, assim como com vozes e instrumentos solistas. Fazem parte dos seus quadros alguns dos melhores instrumentistas da actualidade em Portugal e ao longo da sua história têm integrado e continuam a integrar, nas suas fileiras vários compositores de reconhecido mérito.