Viana do Castelo, cidade capital do distrito mais a norte de Portugal, está localizada junto à foz do Rio Lima, em cujo estuário se situa um movimentado porto de mar com cais comercial, uma doca pesqueira e três marinas para barcos de recreio e pesca desportiva.
Com 314 quilómetros quadrados de área, o Município tem 91 mil habitantes, dos quais 40 mil residem na cidade que, sendo servida pelas auto-estradas A27 e A28, dista apenas vinte minutos da vizinha Galiza e trinta minutos do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto.
Viana do Castelo integra as Redes Portuguesa e Europeia das Cidades Saudáveis e foi, na última década, alvo de uma importante requalificação urbana e valorização ambiental.
Ao notável património edificado ao longo de sete séculos e meio de história, ao município acresce um rico e variado património natural, com destaque para as praias atlânticas que se estendem por 24 quilómetros de costa e nove delas já distinguidas com o galardão Bandeira Azul. Duas são, também, Praias Douradas.
Sendo líder na indústria da construção naval em Portugal e estando a construir o maior cluster nacional de fabricação de geradores de energia eólica, Viana do Castelo tem quatro zonas de acolhimento empresarial com outras actividades industriais diversas.
No seu vigoroso movimento associativo, com mais de duzentas associações culturais, desportivas e de solidariedade, o município conta com 28 grupos etnográficos e 24 escolas de música, que preservam a música, a dança, os bordados e os trajes identificativos da cultura vianesa, há muito tempo considerados símbolos do próprio país.
Os desportos náuticos – remo, vela, canoagem e diversas modalidades de surf – são intensamente cultivados por seis clubes instalados nas margens do estuário do Lima, cujos associados se juntam a muitas centenas de praticantes nacionais e estrangeiros que, durante todo o ano, procuram as praias de Viana do Castelo.
Mais informação em www.cm-viana-castelo.pt