Desde muito jovem que assisto com emoção às comemorações do Dia de Portugal, certamente como a maioria dos portugueses, vejo neste Dia uma renovada esperança de melhores dias para Portugal, talvez porque estas comemorações se realizam sob a égide do Exmº. Senhor Presidente da República, que se mantêm acima das quezilias partidárias. Estes sim, pouco têm contribuido para o progresso do país, porque dão a sensação de lutar por outros interesses que não são os do bem comum.
Este ano sinto no entanto um estranho aperto no coração provocado pela sensação e pelos sinais dados pelas hierarquias militares, de que será o último ano em que assistirei ao desfile de uma das melhores forças militares de Portugal - os Pára-quedistas - que tanto deram à Pátria e o reconhecimento a receber será a extinção, pelo menos o nome já lhe "retiraram" há alguns anos . Não são melhores nem piores: são diferentes e a Nação deve-lhes o direito à continuidade pelos serviços prestados.
Faço votos para que este Dia de Portugal seja o ponto de partida para uma nova etapa de progresso e bem estar para todos os portugueses, que tanto se sacrificam e não só para alguns....Poucos.
Viva Portugal.
Jorge Manuel dos Santos Campos, Boliqueime- Loulé / Portugal, 2008-06-09