Bem-vindo à página do Encontro com as Comunidades Portuguesas

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)

 

 

COMUNIDADES

NA IMPRENSA

mais notícias

A Comunidade Portuguesa no Grão-Ducado do Luxemburgo

As estimativas mais recentes sobre a Comunidade Portuguesa residente no Luxemburgo apontam para 80.000 pessoas, 16% da população total do país e 50% da população estrangeira.

O número de portugueses que se tem fixado no Luxemburgo tem vindo a aumentar. Nos últimos 20 anos, a população portuguesa terá duplicado, estimando-se que, a partir de 2003, tenham entrado cerca de 3.000 pessoas em cada ano, constituindo-se como a comunidade com o maior fluxo de entradas.

Anualmente, registam-se cerca de 1.200 nascimentos na Comunidade.

A população portuguesa distribui-se por todo o território luxemburguês, concentrando-se principalmente na zona sul, designadamente no cantão Esch-sur-Alzette (35,6%) e na cidade do Luxemburgo (23,28%). Porém, as maiores densidades populacionais portuguesas são observadas na região nordeste, por exemplo nas comunas de Larochette, Bettendorf, Schiren e Echternach, representando respectivamente 77,04%, 76,03%, 68,70% e 66,04% do total da população daquelas comunas.

Quanto à análise por regiões de origem de residência, observa-se que a população portuguesa era proveniente de todas as regiões de Portugal continental, com principal destaque para os distritos de Coimbra, Braga, Vila Real, Viseu, Porto, Lisboa, Aveiro, Leiria, Guarda e Bragança.

A população activa portuguesa (o segundo maior grupo estrangeiro, a seguir aos franceses) trabalha, maioritariamente, por conta de outrem e, por ordem de grandeza, sobretudo nos sectores da construção civil e obras públicas, serviços domésticos, hotelaria, restauração, agricultura, indústrias diversas e serviços (bancos e seguradoras).

Existem actualmente mais de 80 associações, federações e confederações registadas como estruturas associativas ou com estatutos próprios no seio da Comunidade Portuguesa, das quais cerca de um quarto na cidade do Luxemburgo e as restantes sobretudo nas comunas de Esch-sur-Alzette e Differdange.

Imprimir

© 2007 Presidência da República Portuguesa