Local Portuguese-Americans applaud Portuguese presidential visit
South Coast Today em 23.06.2007
University of Massachusetts Dartmouth em 23.06.2007
Portuguese President Cavaco Silva visiting SouthCoast
South Coast Today em 22.06.2007
Cavaco Silva nos EUA: Em Newark a autoridade é de Penalva do Castelo
Mundo Português em 20.06.2007
A exposição reúne mais de trezentas obras de arte que demonstram a unidade e a diversidade das culturas que contribuíram para o império comercial português. As secções individuais centram-se em Portugal, no Brasil, no Oceano Índico, na China e no Japão, criando assim uma visão alargada e inesquecível da extraordinária época dos descobrimentos portugueses.
As viagens portuguesas originaram uma incontestável revolução nas comunicações. Os contactos de Portugal com os veneráveis reinos e impérios africanos e asiáticos e, mais tarde, com o Brasil, resultaram em exemplos sem precedentes de trocas culturais, incluindo obras de arte de elevada beleza e originalidade. Alguns destes objectos, tais como os complexos saleiros de marfim produzidos por mestres escultores em África, foram especialmente desenhados para o comércio com os portugueses; outros, tais como os curiosos biombos Namban e lacas japonesas em que figuram os visitantes europeus numa perspectiva asiática, eram de grande interesse para patrocinadores locais. Em séculos anteriores, tais obras eram exibidas em “repositórios de maravilhas” principescos, onde permaneceram, enquanto outros foram espalhados em colecções pelo mundo fora. Reunidos para a exposição, constituem uma imagem inesquecível de um mundo novo durante a sua formação. A exposição localizará estes extraordinários objectos e obras nos contextos culturais e artísticos dos seus países de origem e demonstrará os seus significados multifacetados.
Para além disto, a exposição será internacionalmente projectada por de um vídeo emitido em diversos idiomas através da TV, bem como num programa multimédia preparado para audiências escolares pelo mundo fora.
Organização
Os oceanos do mundo dividiram o império marítimo português em duas grandes zonas: uma englobando o Atlântico, e outra partindo do Oceano Índico até ao Oceano Pacífico. A Galeria Arthur M. Sackler exibirá as secções da exposição relacionadas com Portugal, com o Oceano Índico, com a China, o Japão e o Brasil, enquanto que a secção relativa à África Ocidental e Central será exibida no espaço adjacente do Museu Nacional de Arte Africana.
De 24 de Junho a 16 de Setembro de 2007 - Arthur M. Sackler Gallery
Para mais informação visite o Sítio da Smithsonian Institution.
Para visualizar algumas das obras expostas visite a galeria de imagens da exposição.
22.06.2007
Responsável da Comissão eleitoral da Câmara Municipal de New Bedford
21.06.2007
18.06.2007
© 2007 Presidência da República Portuguesa