Bem-vindo à página do Encontro com as Comunidades Portuguesas

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)

 

 

COMUNIDADES

EXPOSIÇÃO

NA IMPRENSA

mais notícias

Os Estados Unidos da America

 

Com o Produto Interno Bruto mais elevado em todo o globo (mais de 12 biliões de dólares), os Estados Unidos estão entre as principais economias mundiais e, também, entre as mais influentes, tratando-se, ainda, de uma das mais abertas.

Apesar dos enormes recursos naturais e de uma indústria e uma agricultura fortes, são todavia os serviços que constituem o principal sector económico norte-americano, no qual exercem actividade cerca de três quartos da população activa. O PIB per capita é superior a 40.000 dólares.

É a norte que os EUA têm o seu principal parceiro comercial – o Canadá –, estando entre os primeiros restantes a União Europeia, o Japão, o México e a China.

Terceiro maior país no mundo em extensão territorial (9,6 milhões de km2) e com um mosaico populacional dos mais amplos – 300 milhões de habitantes que apresentam grande diversidade cultural e múltiplas origens étnicas – os Estados Unidos são uma república federal presidencialista, constituída por 50 estados e um distrito federal, onde se situa a capital, Washington D.C..

Apenas o Alasca e o Hawai não estão geograficamente contíguos aos restantes 48 estados da federação, sendo que fazem ainda parte dos EUA os territórios de Porto Rico, Guam, Ilha Wake, Ilhas Marianas Setentrionais, Ilhas Virgens Americanas e Samoa Americana.

A fundação do país data de 4 de Julho de 1776, quando as 13 colónias britânicas da América do Norte declararam a independência, tendo cada um destes novos estados substituído, um ano depois, os seus estatutos coloniais por constituições próprias, garantindo um elevado grau de autonomia, a soberania do povo, a divisão de poderes e a separação da igreja do Estado.

Em vigor desde 1789, a Constituição dos EUA garante a divisão de poderes e um sistema de controlo mútuo. Os assuntos de defesa, moeda e política externa são da competência do governo federal, enquanto todos os restantes constituem responsabilidade dos Estados.

Não sendo língua oficial em todos os Estados da federação, o inglês é o idioma mais falado no país, logo seguido do espanhol, devido à presença de fortes comunidades hispânicas instaladas. Muitas línguas levadas pelos imigrantes europeus e asiáticos convivem actualmente com o inglês em muitas regiões dos Estados Unidos. É o caso do português, falado sobretudo em alguns Estados da Costa Leste e no Estado da Califórnia.

 

 

Imprimir

DESTAQUES

PORTUGUESES NOS EUA

Maria Tomásia
Maria Tomásia

Responsável da Comissão eleitoral da Câmara Municipal de New Bedford

OUTROS TESTEMUNHOS

 

© 2007 Presidência da República Portuguesa