Rio de Janeiro
09.03.2008
José Carlos Ferreira, Portugal
António Gomes, Brasil
Um Novo Mundo, Um Novo Império – A Corte Portuguesa no Brasil – 1808-1822 é o título da exposição que vai abrir as comemorações dos 200 anos da deslocação da Corte Portuguesa para o Brasil.
A mostra é inaugurada no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro pelos Presidentes da República portuguesa e brasileira, a 7 Março, dia em que a esquadra da família Real chegou à Baía da Guanabara.
A exposição, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, aborda os aspectos políticos e sócio-culturais desse acontecimento, apresentando ao público 320 peças brasileiras e portuguesas, pertencentes a instituições públicas e privadas e a coleccionadores particulares.
Nos mais de 1.200 metros quadrados de galerias, será exposto um conjunto de documentos, acompanhado de objectos, muitos dos quais desconhecidos do grande público, como por exemplo, a listagem das pessoas que seguiam em cada navio da armada real.
Complementando a exposição, será editado um catálogo em que participam os historiadores Afonso Marques dos Santos (in memoriam), Arno Wehling, Eduardo Lourenço, Jorge Couto e Vera Lúcia Bottrel Tostes.
A chegada da Corte Portuguesa ao Brasil representou não apenas o início da formação de uma nova nação, mas também a construção de um Império na América, na qual o Rio de Janeiro ocupou o lugar central, como capital do império Luso-Brasileiro.
Celebrar os 200 anos dessa efeméride significa reler o episódio histórico com um novo olhar sobre os seus personagens e, em especial, D. João VI, o primeiro monarca europeu a cruzar a linha do Equador, a pisar terra tropical e a ser aclamado Rei na Colónia. A ele se deve a formação de um Estado independente e com a dimensão territorial que tem hoje.
© 2008 Presidência da República Portuguesa