Bem-vindo à Página da Visita ao Brasil

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)

 

VÍDEO EM DESTAQUE

Presidente da República faz balanço da Visita ao Brasil

Rio de Janeiro
09.03.2008

AS SUAS MENSAGENS

«Portugal deu um contributo decisivo [...] em que assenta o universalismo do Brasil, como o Brasil deu um contributo decisivo para o universalismo de Portugal.» Sobre o contributo para o universalismo de Portugal, prefiro falar do Brasil que hoje reside e trabalha no nosso país e do seu contributo maior que é, creio -...

Manuel Rebelo, Portugal

A visita do Senhor Presidente ao Brasil é marcante para a comunidade portuguesa. Registamos com muito orgulho, pelo significado que tem, o encontro dos dois presidentes no Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, uma instituição fundada por portugueses em 1837.

Laurentino Savi, Brasil

GALERIA DE IMAGENS

Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (1)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (2)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (3)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (4)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (5)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (6)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (7)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (8)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (9)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (10)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (11)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (12)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (13)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (14)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (15)
Presidente na inauguração da exposição “Lisboa no Rio de Janeiro” (16)
Cavaco Silva oferece almoço em honra das Comunidades Portuguesas (1)
Cavaco Silva oferece almoço em honra das Comunidades Portuguesas (2)
Cavaco Silva oferece almoço em honra das Comunidades Portuguesas (3)
Cavaco Silva oferece almoço em honra das Comunidades Portuguesas (4)

Portugal e as suas Comunidades

Portugal tem hoje uma grande parte dos seus nacionais ou descendentes espalhada pelas 7 partidas do Mundo. Sendo difícil obter totais precisos, o número mais citado aponta para cerca de 5 milhões de portugueses ou luso-descendentes que vivem fora das nossas fronteiras geográficas.

Portugal não pode deixar de aproveitar todo este potencial, dando uma merecida visibilidade a estas Comunidades Portuguesas, mobilizando-as para colaborarem no esforço de modernização e desenvolvimento do país e salientando o papel dos Portugueses que residem no estrangeiro, enquanto verdadeiros embaixadores de Portugal e primeiro garante da defesa e afirmação da cultura lusa além-fronteiras.

Uma política de afirmação de Portugal no Mundo, em ligação com as suas Comunidades, tem de passar pela aposta na divulgação da nossa língua e dos nossos valores históricos, pelo reforço da participação cívica e política dos portugueses da Diáspora, pelo acompanhamento da sua integração social, pela valorização dos casos de sucesso nos mais variados domínios e pela melhoria dos instrumentos de ligação política e administrativa com as nossas Comunidades.


Luso-descendestes – significado e potencialidades

Os cidadãos de origem portuguesa nascidos noutros países, habitualmente denominados luso-descendentes, constituem um dos núcleos mais dinâmicos das Comunidades Portuguesas no estrangeiro.

São hoje imensas as personalidades de origem portuguesa que ocupam funções relevantes nos domínios político, cultural, académico, empresarial e social, dando uma dimensão completamente diferente às nossas Comunidades e contribuindo decisivamente para a sua plena integração nas várias sociedades de acolhimento.

Por outro lado, é evidente que a própria política externa portuguesa não pode deixar de aproveitar todo o potencial que os luso-descendentes encerram, constituindo-se, fácil e frequentemente, como um importante ponto de apoio às mais diversas acções de promoção externa do nosso País.

Os luso-descendentes têm, assim, de ser encarados por Portugal como parte integrante de si mesmo e como um parceiro activo e disponível, o qual permitirá reforçar claramente o nosso papel na cena política internacional.

Imprimir

© 2008 Presidência da República Portuguesa