Welcome to the Official page of the Presidency of the Portuguese Republic

Note on navigating with support technologies

On this page you will find two navigation aids: a search engine (shortcut key 1) | Skip to content (shortcut key 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 see more: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

 

III. Portugal - Políticas Públicas mais Recentes Click here to reduce font size|Click here to increase font size

O Governo lançou, nos últimos meses, duas iniciativas com incidências na Investigação, Desenvolvimento e inovação – o Plano Tecnológico e o Compromisso com a Ciência. Do «Compromisso com a Ciência, para o Futuro de Portugal» (Março de 2006) constam  sete medidas:

1- Reforço em 250 milhões de Euros do investimento público, nacional e comunitário, em Ciência e Tecnologia, já no Orçamento para 2007.

2- Reforma progressiva do sistema científico e universitário.

3- Aumento em mais de 60% das bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento, já este ano de 2006.

4- Viabilização da contratação pelas instituições científicas de 500 novos investigadores doutorados até ao final de 2007, em regime de contrato individual de trabalho.

5- Apoio financeiro ao registo internacional de patentes, quer nos Estados Unidos da América, quer na União Europeia.

6- Estimulo ao investimento das empresas em Investigação e Desenvolvimento. Nas empresas em que o Estado tem uma participação accionista relevante, tomará medidas para que o investimento em I&D esteja em linha com os níveis internacionais de referência para os respectivos sectores. Nos investimentos públicos de maior dimensão, as empresas envolvidas terão de afectar uma percentagem mínima, entre 0,5 e 1% do total do investimento, para projectos de Investigação e Desenvolvimento a realizar em território nacional.

7- Reforço da intervenção do Programa Ciência Viva junto das escolas e das famílias.


O Plano Tecnológico está estruturado em três eixos de acção: Eixo n.º 1, «Conhecimento - Qualificar os Portugueses para a sociedade do conhecimento»; Eixo n.º 2, «Tecnologia - Vencer o atraso científico e tecnológico»; Eixo n.º 3, «Inovação - Imprimir um novo impulso à inovação». Na tabela seguinte apresentam-se as metas previstas no Plano Tecnológico e transmitidas à Comissão Europeia no âmbito do processo de avaliação dos Programas Nacionais de Reformas dos Estados-membros:


<- Anterior | Seguinte ->

© 2006-2016 Presidency of the Portuguese Republic

You have gained access to the records of the Official Site of the Presidency of the Republic from 9 March 2006 to 9 March 2016.

The contents available here were entered in the site during the 10 year period covering the two mandates of President of the Republic Aníbal Cavaco Silva.