Welcome to the Official page of the Presidency of the Portuguese Republic

Note on navigating with support technologies

On this page you will find two navigation aids: a search engine (shortcut key 1) | Skip to content (shortcut key 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 see more: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

 

Documento de Enquadramento
- Bons Exemplos a Visitar Click here to reduce font size|Click here to increase font size

FEPSA - Feltros Portugueses, SA

No final da década de 60, após a leitura e entendimento da envolvente política, económica e social da época, seis industriais de chapelaria, portadores de uma visão de negócio avançada para a época, decidiram criar uma empresa autónoma onde aglutinaram as secções de fabrico de feltros para chapéus. Assim nascia a FEPSA, em 31 de março de 1969.

Esta empresa teve como capital os ativos, os trabalhadores e o know-how que até então estava dentro das portas de cada uma das seis empresas, e como clientes os seus próprios acionistas, que adquiriam o feltro produzido pela FEPSA e o utilizavam para produção dos seus chapéus, mantendo a sua marca e identidade.

A melhor especialização e união de recursos permitiu ganhar escala, aumentar a capacidade instalada, reunir melhores fatores de produção e recursos humanos. Assim se alcançaram significativas vantagens competitivas, pela melhor qualidade, custos de produção mais baixos, uma visão mais ampla do negócio e possibilidade de expansão do negócio a novos clientes e mercados. Assim se potenciou, também, a inovação a diversos níveis.

A empresa tornou-se consolidada, tendo integrado, em 1989, a melhor empresa alemã do setor, tornando-se sucessivamente fornecedora de diversas industrias em diversos países, que foram decidindo entregar o fabrico dos seus feltros à FEPSA.

Em resultado desta posição no mercado mundial, a empresa foi crescendo a bom ritmo, apesar de inserida num mercado globalmente em retração.

Portugal tem uma indústria têxtil muito forte, que, para além de uma longa tradição, é hoje uma das melhores e mais inovadoras do mundo. O reconhecimento externo da indústria têxtil portuguesa contribui para a sua afirmação internacional. Nestes aspetos, o ambiente em Portugal é muito favorável à FEPSA.

É igualmente relevante que na região norte, e em particular em S. João da Madeira, há acesso a recursos humanos de excelente qualidade, gente que sabe exatamente o que fazer e como fazer. Há uma atitude empresarial positiva e uma cultura industrial presente na cidade e isso são também fatores de competitividade importantes.

Para além das razões que presidiram à sua fundação, a razão base do êxito da FEPSA é, antes de mais, o seu enfoque no nicho de mercado dos chapéus de feltro e, dentro deste, ainda apenas no fabrico de feltros e não de chapéus acabados.

Os feltros para chapéus são produzidos em lã ou pelo, principalmente de coelho. A larga maioria dos feltros de lã e chapéus de feltro de lã são produzidos na China e América Latina. Deste tipo de feltro a FEPSA apenas produz uma pequena quantidade de qualidade elevada para casos especialmente exigentes, visto que a empresa se dedica sobretudo à produção de feltros de pelo, produto no qual é líder mundial, quer em termos de qualidade de topo, quer mesmo em quantidade.

O facto de a FEPSA apenas produzir feltro, e não chapéu acabado, é um posicionamento estratégico que tem trazido vantagem fundamental desde a sua génese, na medida em que deste modo não concorre com os chapeleiros seus clientes.

A empresa tem uma estratégia de muito longo prazo. São a quarta geração, muitos trabalhadores trabalham toda a sua vida na empresa, sendo muitos deles também descendentes de chapeleiros. Também por isso querem garantir que a empresa exista daqui a 50 anos e daqui a 100 anos... Gerem para a próxima geração.

Identificam cinco pilares estratégicos fundamentais:

1. Em primeiro lugar, sabem quem são, o que sabem fazer, como fazer, mas fundamentalmente com a consciência e empenho de querer fazer bem.

Têm profissionais excelentes e altamente motivados; trabalhadores de primeiríssima qualidade com um conhecimento vasto e muito aprofundado da chapelaria. Isto conduz a produtos de alta qualidade e à prestação de um excelente nível de serviço.

2. Decidiram há muito onde querem estar: no mundo global.

A empresa exporta desde a sua fundação, no final da década de 60, mas os empresários que a constituíram já tinham longa experiência em exportação. Hoje, exportam quase 100% do que produzem para os cinco continentes.

3. Sempre quiseram estar com os melhores fabricantes em cada país. Excelentes produtos e elevado nível de serviço conquistaram e fidelizaram clientes de excelência. Em cada país fornecem os fabricantes das marcas de topo. Por exemplo:

  • Itália - Borsalino, Barbízio, Panizza, Guerra, MaxMara;
  • França - Crambes, Maison Michel, Chanel, Yves Saint Laurent, Kenzo, entre outros ;
  • Espanha - A. Garcia, Fernandez & Roche, Miguel de la Rosa;
  • Áustria - Zapf, Frech, Muhlbauer, Bittner;
  • Alemanha - Mayser, Seeberger, Breiter;
  • Inglaterra - Christy, Failsworth;
  • Hungria - Nobilis;
  • Israel - Ferster;
  • Nova Zelandia - Hills Hats;
  • Austrália – Akubra;
  • Japão - Fuji, Sahara;
  • EUA - Larry Mahan, Milano, Scala, Rodeo King, Serratelli, Bailey, Rollstone, Attwood, Greeley, Optimo, Stetson, Resistol;
  • Canadá – Biltmore;
  • México – Westpoint.

Por isso, os feltros FEPSA são utilizados para produção das melhores coleções, como por exemplo a do músico Carlos Santana. Daqui resulta naturalmente que acabamos por ver os seus feltros em cabeças de notáveis como George W. Bush, Vladimir Putin, Robert de Niro, Nicolas Cage, ou a serem utilizados em filmes como “Public Enemies”, “Indiana Jones”, etc.

4. Um objetivo sempre presente e importante é tornarem-se imprescindíveis. Por isso, gostam de inovação e complexidade.

Gostam de desenvolver produtos com vantagem sobre a concorrência. São fatores que os tornam imprescindíveis para os clientes, pois são produtos que a concorrência não tem e que permitem aos seus clientes importantes vantagens concorrenciais e, por isso, valores acrescentados e margens mais elevadas.

Exemplos desses produtos são os feltros de castor de elevada qualidade, feltros branqueados, feltros crushable, impermeabilizados, misturas de pelo/lã, acabamentos especiais, etc.

5. Por fim, há uma não negligenciável dimensão emocional nas relações de negócios que desenvolvem com os clientes e fornecedores. São relações desinteressadas e espontaneamente criadas ao longo dos anos, que vão desenvolvendo e, simultaneamente, firmando amizades.

Em resultado desta natural estratégia de longo prazo, e dos investimentos realizados ao longo dos anos, a empresa encontra-se em forte crescimento, apesar da conjuntura adversa, tendo aumentado as suas vendas em 24% e 27% nos dois últimos anos.

 

<- Anterior | Seguinte ->

 

© 2006-2016 Presidency of the Portuguese Republic

You have gained access to the records of the Official Site of the Presidency of the Republic from 9 March 2006 to 9 March 2016.

The contents available here were entered in the site during the 10 year period covering the two mandates of President of the Republic Aníbal Cavaco Silva.