Welcome to the Official page of the Presidency of the Portuguese Republic

Note on navigating with support technologies

On this page you will find two navigation aids: a search engine (shortcut key 1) | Skip to content (shortcut key 2)
Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)
Visita ao Centro de Formação da Escola da Guarda (GNR)
Portalegre, 11 de fevereiro de 2016 see more: Visita ao Centro de Formação  da Escola da Guarda (GNR)

 

Diagnóstico - O contributo da imigração para o crescimento da população portuguesa Click here to reduce font size|Click here to increase font size

Saldos Natural e Migratório, 1981-2005

Saldos Natural e Migratório, 1981-2005

Depois de uma estabilização em torno dos 9,9 milhões de habitantes verificada durante a década de 80 e primeiros anos da década seguinte, a população portuguesa passou a crescer lenta mas sustentadamente a partir de 1992, estimando-se em 10,6 milhões de habitantes no ano de 2005.

A evolução dos saldos natural e migratório reflecte a inversão registada nos primeiros anos da década de 90:

  • descida continuada e acentuada do saldo natural, devida à diminuição do número de nascimentos e ao aumento da esperança média de vida, e posterior estabilização até 2005 com tendência a aproximar-se de saldo nulo;
  • crescimento rápido do contributo migratório, que se encontrava em quebra acentuada, a partir de 1990 e até 2002. Esta tendência inverte-se, no entanto, nos últimos três anos, principalmente devido à crise económica, a que parecem estar associados dois efeitos convergentes: diminuição da taxa de crescimento dos fluxos de imigração e aumento significativo da emigração.

Em todo ocaso, é de destacar o facto de, a partir de 1993, o contributo do saldo migratório para o crescimento da população ter vindo a superar o contributo do saldo natural. Deste modo, o crescimento do “stock” demográfico nos últimos dez anos foi sustentado pela imigração.

Note-se, igualmente, que, face à evolução tendencial do saldo natural para níveis próximos de zero, a evolução próxima da população portuguesa manter-se-á dependente da evolução do saldo migratório.


<- Anterior | Seguinte ->


© 2006-2016 Presidency of the Portuguese Republic

You have gained access to the records of the Official Site of the Presidency of the Republic from 9 March 2006 to 9 March 2016.

The contents available here were entered in the site during the 10 year period covering the two mandates of President of the Republic Aníbal Cavaco Silva.