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Os Jovens nas Indústrias Criativas: Inovar para Crescer
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Apresentação do Roteiro para a Juventude Click here to reduce font size|Click here to increase font size

Ao discursar na Assembleia da República, por ocasião do 34º aniversário do 25 de abril de 1974, o Presidente da República referiu que, nos percursos que tem feito pelo País, nomeadamente no âmbito dos “Roteiros” que lançou, deparou, de Norte a Sul, com “jovens empreendedores e dinâmicos que ousam projetos de risco”, com “investigadores de excelência à altura dos melhores do mundo”, e com “uma nova geração que se dedica a ações de voluntariado e que demonstra um comovente espírito de entrega ao serviço dos outros”.

No mês seguinte, quando se reuniu no Palácio de Belém com um grupo alargado e representativo de Jovens para debater o tema da sua participação cívica e política e as razões que os motivam ou afastam de um maior envolvimento, o Presidente Aníbal Cavaco Silva anunciou que iria lançar um Roteiro para a Juventude, a fim de tomar conhecimento direto com alguns dos bons exemplos de iniciativas de Jovens na sociedade portuguesa, bem como promover as boas práticas em matéria de empreendedorismo e de associativismo entre aqueles.

O Roteiro para a Juventude tem como objetivo mostrar bons exemplos do modo como os jovens participam na sociedade e desenvolvem iniciativas que lhes permitam a sua afirmação, autonomia e realização pessoal.

A primeira jornada, “Autonomia dos Jovens e Associativismo”, dirigiu-se ao associativismo jovem nas vertentes empresarial e estudantil, mostrando boas práticas em que o espírito de iniciativa, a capacidade de arriscar e a solidariedade se refletem positivamente em setores tão diferentes como a agricultura, as empresas ou o meio estudantil.

A segunda jornada, “Autonomia, Associativismo Juvenil: Arte e Cultura”, pretendeu chamar a atenção para o associativismo juvenil de cariz cultural e artístico como potenciador de emancipação social e económica dos jovens portugueses, valorizando a arte como uma forma de transformação social, de abertura de novas perspetivas profissionais e de realização pessoal.

A terceira jornada, “A Iniciativa nos Jovens”, deu relevo à iniciativa jovem através da criatividade e da inovação, num processo gerador de novas ideias ou de novas formas de expressão que criam oportunidades para afirmação pessoal e se traduzem na criação de valor para a sociedade.

A quarta jornada, “Empreendedorismo Jovem no Espaço Rural”, pretendeu distinguir a capacidade transformadora dos jovens no Baixo Alentejo, zona de grandes fragilidades socioeconómicas mas também de muitas potencialidades e grandes oportunidades que as novas gerações têm gosto e capacidade para aproveitar.

A quinta jornada, “Empreendedorismo Jovem: Criatividade e Inovação”, valorizou exemplos de “Empreendedorismo Jovem no Espaço Urbano”. Pretendeu destacar a geração de jovens empreendedores, que mesmo numa conjuntura económica difícil não desistem, e conseguem através da sua criatividade e inovação dar um contributo significativo para impulsionar o emprego, crescimento e o desenvolvimento.

A sexta jornada, “Os Jovens nas Indústrias Criativas: Inovar para Crescer”, dará visibilidade ao potencial da economia criativa.

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