Documento Base

Roteiros do Futuro - Conferência Internacional “Portugal na Balança da Europa e do Mundo” - Programa e Documento Base

Os objetivos do ciclo de conferências promovido pelo Presidente da República centram-se na urgência de promover reflexão prospetiva sobre alguns problemas da sociedade portuguesa que exigem, pelas implicações estruturais que lhes estão associadas, uma abordagem aprofundada e de caráter multidisciplinar.

Não se pretende elencar medidas ou soluções, tarefa que incumbirá aos órgãos de soberania que têm a exclusiva responsabilidade de legislar e de governar. Tão só identificar os problemas na extensão e complexidade que a sua dimensão estrutural exige, situá-los no tempo longo que melhor permite percecionar o devir e construir cenários verosímeis do seu desenvolvimento.

Em todos os temas está presente a preocupação de desenvolver uma análise comparada dos principais indicadores estatísticos, perceber a sua evolução no tempo e entre territórios, países ou regiões. Os números e a análise comparada poderão não resolver os problemas, mas são um suporte indispensável para os pensarmos com maior rigor e isenção.

Esta iniciativa constitui, assim, um ponto de partida para essa reflexão prospetiva e multidisciplinar, pretendendo orientá-la sem a condicionar, abrir pistas de reflexão em vez de as confinar. Neste contexto, que os mais diversificados domínios do saber, da investigação científica à reflexão filosófica ou ao capital de experiência de pessoas e instituições, possam dar o seu contributo para um conhecimento mais alargado dos problemas da sociedade portuguesa.


Conferência Internacional “Portugal na Balança da Europa e do Mundo”
Lisboa, Fundação Champalimaud, 12 de abril de 2013

Pretende-se com esta Conferência lançar a reflexão e o debate públicos sobre os desafios e as oportunidades que se colocam ao nosso País nas próximas décadas, quer no quadro das relações com a União Europeia, quer na perspetiva das relações com os diferentes países e regiões à escala global.

Portugal dispõe de um capital de conhecimento e de experiência no relacionamento com todas as culturas e civilizações, consolidado através da língua, do património material e imaterial bem como da presença das comunidades portuguesas no mundo. Este capital representa uma vantagem inestimável na afirmação do seu posicionamento estratégico.

Portugal e os Portugueses são reconhecidos pela sua capacidade de interlocução e de estabelecer pontes entre as diferentes culturas e civilizações. Num mundo em tão rápido e profundo processo de reconfiguração económica, política e cultural interessa-nos refletir sobre as melhores soluções para potenciar as oportunidades que essa mudança proporciona e contribuir para uma visão prospetiva das relações internacionais e de qual poderá ser o posicionamento de Portugal.


Pode efectuar o aqui o download o Documento Base e Programa da Conferência “Portugal na Balança da Europa e do Mundo”.