Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Cerimónia de Homenagem aos Combatentes, por ocasião do 50º aniversário do início da Guerra em África
Cerimónia de Homenagem aos Combatentes, por ocasião do 50º aniversário do início da Guerra em África
Lisboa, 15 de março de 2011 ler mais: Cerimónia de Homenagem aos Combatentes, por ocasião do 50º aniversário do início da Guerra em África

ÚLTIMAS VISITAS

Todas as visitas

Centro de Tropas Comandos

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Missão do Centro de Tropas Comandos

Treinar, preparar e manter as Tropas “Comando” de acordo com os requisitos previstos nos planos operacionais e orientações do Exército.


Emprego Operacional (desde 2004)

Timor-Leste

De janeiro a junho de 2004 os Comandos realizaram a primeira missão no exterior do território nacional, desde a sua reativação em 2002.

A 1ª Companhia de Comandos (1ª CCmds), com um efetivo de 112 militares, foi destacada para Timor-Leste integrada no Agrupamento HOTEL.
Durante a sua atividade operacional a 1ª Companhia de Comandos conduziu um vasto programa de patrulhas para garantir a segurança na sua área de operações.


Afeganistão

Em 2005, os Comandos são projetados pela primeira vez para o Teatro de Operações do Afeganistão.

Atuaram como Quick Reaction Force (QRF) do Comandante da International Security and Assistance Force (ISAF);
Cumpriram inúmeras missões em diversas regiões do Afeganistão, designadamente CABUL, KANDAHAR e HERAT;
Em Novembro tiveram uma baixa mortal (1º Sargento Roma Pereira) e vários feridos graves, resultantes de um ataque com um Engenho Explosivo Improvisado (IED).

Em 2008 atuou como QRF do COMISAF (First Choise), atribuída ao Regional Command Center (RCC).

No segundo semestre constituiu-se na base da primeira Operational Mentor and Liaison Team (OMLT) e iniciou a missão de proteção de todas as equipas de assessoria militar (Force Protection) a operar no Teatro de Operações do Afeganistão, missão que ainda mantém.

Até ao momento atuaram no Afeganistão cerca de 1200 militares “Comando”.


Operações em Curso

De abril a outubro de 2012, uma Companhia de Comandos é Force Protection do 4º Contingente Nacional no TO do Afeganistão.


Contributos Internacionais

No âmbito da Cooperação Técnico-Militar (CTM) as tropas Comando estiveram desde o início ligadas à criação da Brigada de Forças Especiais no âmbito do Projeto 4 (Brigada de Forças Especiais) com Angola (Luanda e Cabo Ledo).

Desde 1993, já foram destacados 203 assessores militares, responsáveis pela formação de cerca dez mil militares Comando.

Atualmente encontra-se em Angola um efetivo de 02 militares (Diretor Técnico do Projeto e um Técnico da área específica dos Comandos).


Apoios aos aprontamentos

O Centro de Tropas Comandos assume-se como uma Unidade de excelência e de importância fundamental na preparação de Forças Nacionais Destacadas no âmbito das Táticas Técnicas e Procedimentos (TTP) e formação ministrada no âmbito da adaptação às viaturas HMMWV. Neste particular, é de realçar os apoios prestados no aprontamento do 5º Contingente Nacional para a ISAF, no estágio ao 3º Contingente Nacional/GNR/ISAF e na ação de formação à Force Protection da Unidade de Apoio do 4º Contingente Nacional (Polícia do Exército).


Outras Missões de Interesse Público

O CTC executa diversas missões no âmbito dos planos “Lira” (incêndios) e “Aluvião” (cheias), através da colocação de forças de alerta em permanência.

Destaca-se o apoio que é prestado à Câmara Municipal de Sintra na prevenção de fogos florestais, através da realização de ações de vigilância e patrulhamento na serra de Sintra, no período de junho a setembro.

Desde o início de 2012, já garantiu o apoio a diversas instituições, designadamente escolas secundárias do Concelho, organizações de escuteiros e centros de apoio social, tendo ainda ministrado estágios de liderança a clubes desportivos e organizações empresariais.

© 2007-2016 Presidência da República Portuguesa

Acedeu ao sítio de arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.