Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Inauguração do Monumento ao Fuzileiro
Inauguração do Monumento ao Fuzileiro
Barreiro, 2 de julho de 2011 ler mais: Inauguração do Monumento ao Fuzileiro

ÚLTIMAS VISITAS

Todas as visitas

VISITA À MARINHA
 - Demonstração de Capacidades
 - Exercício de Segurança Energética

Apresentação da Visita à Marinha

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Os exercícios conjuntos e multidisciplinares, desenvolvidos numa área tão específica e sensível, como é o caso da segurança energética, têm a finalidade de permitir a coordenação e a interoperabilidade entre as Forças Armadas e as diversas agências e organismos do Estado com competência legal para intervir em situações reais.

Neste âmbito, a finalidade do Exercício de Segurança Energética é o de treinar uma resposta eficaz do País a uma acção criminosa que coloque em perigo os recursos energéticos nacionais, através de uma actuação coordenada e integrada inter-agências.

O cenário do Exercício, que decorre na região de Tróia-Pinheiro da Cruz, é fictício e caracteriza uma situação onde um navio de transporte de combustíveis é tomado de assalto por um grupo de sequestradores, com implicações ao nível da segurança energética, da navegação e do ambiente, bem como da salvaguarda da vida humana no mar.

A demonstração de projecção de forças, também integrada nesta visita, tem como finalidade evidenciar o estado de prontidão dos fuzileiros e a capacidade expedicionária da Marinha.

© 2007-2016 Presidência da República Portuguesa

Acedeu ao sítio de arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.