Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
30.º aniversário da adesão de Portugal às Comunidades Europeias
30.º aniversário da adesão de Portugal às Comunidades Europeias
Lisboa, 8 de janeiro de 2016 ler mais: 30.º aniversário da adesão de Portugal às Comunidades Europeias

Mensagem do Presidente da República para o catálogo da
Exposição “Jardim da Cascata” Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Presidente da República Portuguesa - Aníbal Cavaco SilvaÉ com o maior gosto que escrevo estas palavras de apresentação do presente catálogo, que descreve a história dos Viveiros da Cascata existentes no Palácio de Belém e, bem assim, o projecto de recuperação desse edifício magnífico, que se destaca no conjunto patrimonial do Palácio.

Pouco depois de ter assumido funções como Presidente da República, visitei demoradamente todas as instalações do Palácio de Belém e percorri os seus jardins. Não porque me considerasse, de forma alguma, o novo proprietário desta Casa. Entendo, isso sim, que os poderes públicos e os seus titulares devem dar o exemplo no que respeita à conservação e recuperação do património arquitectónico e artístico que lhes é confiado, sobretudo quando esse património se reveste de excepcional valor, como sucede neste caso, e guarda em si memórias que temos de preservar e legar às gerações futuras. Os Viveiros da Cascata logo despertaram a minha atenção. Pela sua imponência e beleza, decerto, mas também pela premente necessidade de proceder ao seu restauro.

Orgulho-me de ter impulsionado a reabilitação deste edifício, que decorreu segundo os mais rigorosos e exigentes critérios da arte do restauro. A partir de agora, o Palácio de Belém passa a dispor de um novo espaço que lhe permitirá realizar, com a maior dignidade, as mais diversas iniciativas. A partir de agora, Lisboa possui um novo edifício restaurado que todos são convidados a visitar.


Aníbal Cavaco Silva

Aníbal Cavaco Silva

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.