Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  Profissional de Setúbal,  no âmbito da 6ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica dedicada à Educação e Formação Profissional
Visita ao Centro de Formação Profissional de Setúbal, no âmbito da 6ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica dedicada à Educação e Formação Profissional
Setúbal, 11 de setembro de 2015 ler mais: Visita ao Centro de Formação  Profissional de Setúbal,  no âmbito da 6ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica dedicada à Educação e Formação Profissional

5 de Outubro de 2007
Dia da Implantação da República

Exposição Jardim Aberto - Palácio de Belém

Clique na imagem para ver um slideshow da exposição

Mensagem do Presidente da República Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

Para comemorar o 5 de Outubro, Dia da Implantação da República, foi lançado o desafio a 16 artistas plásticos portugueses para que, com os seus trabalhos, interviessem nos jardins do Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da República. O resultado? Uma exposição na qual a envolvente histórica convive com formas e materiais inesperados, num evidente exercício de criatividade que demonstra o elevado padrão de qualidade no campo da criação artística portuguesa.

Portugal tem experimentado nas últimas décadas um extraordinário desenvolvimento no campo das Artes Plásticas, sendo detentor de uma surpreendente e constante produção artística e cultural, que está presente em inúmeras manifestações nacionais e internacionais. Por essa razão, é com orgulho que o Palácio de Belém serve de palco a esta exposição que reúne um grupo de artistas plásticos de diferentes gerações, a quem agradeço o entusiasmo com que aceitaram o nosso desafio.

Estou certo de que a Cultura e a sua promoção podem e devem ser assumidas como uma responsabilidade de todos e que a união de esforços entre instituições, galerias, agentes culturais e artistas é sempre bastante proveitosa.

É para mim, uma vez mais, uma grande honra poder receber no Palácio de Belém, no dia 5 de Outubro, todos aqueles que o quiserem visitar. Os jardins estão, assim, abertos, num convite à descoberta da Arte Portuguesa.


Aníbal Cavaco Silva

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.