Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)

Visita às Instituições Europeias

Visita às Instituições Europeias Clique aqui para diminuir o tamanho do texto|Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

O Presidente da República desloca-se a Estrasburgo e Bruxelas, dias 3 a 5 de Setembro, para uma Visita ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia, a convite dos respectivos Presidentes, Hans-Gert Pöttering e José Manuel Durão Barroso. Esta Visita marca o início da segunda fase da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, após o período de férias do mês de Agosto.

A Visita ao Parlamento Europeu incluirá uma Sessão Solene durante a qual o Presidente da República proferirá uma alocução perante o Plenário daquela Instituição consagrada a alguns dos principais desafios que se colocam à União Europeia. Estão ainda agendados contactos com os Eurodeputados portugueses e com os funcionários portugueses do Parlamento Europeu.

O programa em Estrasburgo inclui uma visita à Câmara Municipal daquela cidade, onde a Presidente da edilidade, Senadora Fabienne Keller procederá à entrega ao Presidente da República, da Medalha de Honra da Cidade.

Dia 5, o Presidente da República visita a sede da Comissão Europeia, onde manterá um encontro com o Presidente Durão Barroso, a que se seguirá um almoço de trabalho com o Colégio de Comissários. Ambas as ocasiões constituirão oportunidades para um debate sobre as grandes questões que integram a agenda europeia, designadamente sobre as acções e iniciativas que a Comissão Europeia tem vindo a desenvolver.

Em Bruxelas, o Presidente da República aproveitará ainda para se encontrar com os funcionários portugueses das Instituições Europeias.

 

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.