Cidade-Estado com uma área de apenas 700 km2, mas com uma localização estratégica na ponta da Península da Malásia e voltada para vários mares, Singapura constitui uma importante plataforma de comunicações para muitas rotas do comércio internacional, sendo considerada como a “Porta da Ásia”.
Com uma economia muito competitiva, centro financeiro e de serviços internacional, Singapura dispõe, nomeadamente, de um importante porto marítimo, o qual mantém uma parceria com o porto português de Sines, onde opera um terminal de contentores.
Singapura tem acolhido, também, numerosos centros tecnológicos e de decisão de grandes empresas de todo o mundo, assim atraindo muitos investidores e quadros qualificados.
Os últimos anos têm assistido ao crescimento da presença em Singapura de quadros portugueses em várias áreas de atividade, o que justificou a recente criação de um Conselho Empresarial Português.
A presença portuguesa neste importante ponto estratégico do continente asiático remonta a vários séculos atrás, mas esta será a primeira vez que um Chefe de Estado português visita oficialmente Singapura.
Do programa da visita oficial constam encontros com o Presidente Tony Tan Keng Yam, com o Primeiro-Ministro Lee Hsien Loong, um Fórum Empresarial Portugal-Singapura, encontros do Presidente Aníbal Cavaco Silva com o Conselho Empresarial Português e com os quadros portugueses residentes, bem como uma visita ao Porto de Singapura.
Entre os objetivos da visita do Presidente da República a Singapura, para além dos contactos com os portugueses, estão o reforço das relações políticas e económicas bilaterais, nomeadamente relevando o papel do crescente número de empresas portuguesas instaladas, em busca de novos mercados para as suas atividades, assim como o aproveitamento de oportunidades de investimento nos dois sentidos.
http://www.presidencia.pt/singapura2012/?idc=896&idi=65831