Intervenção do Presidente da República por ocasião da visita à Câmara Municipal de Praga

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Praga,
Digníssimas Autoridades
Senhoras e Senhores,

Quero agradecer-lhe, Senhor Presidente da Câmara Municipal de Praga, as amáveis palavras que Vossa Excelência me dirigiu, bem como o caloroso acolhimento que tem sido dispensado, pelas autoridades e pelo Povo de Praga, a mim, à minha mulher e à delegação que nos acompanha.

Saúdo, através de Vossa Excelência, uma das mais belas cidades do mundo, ilustração da harmonia entre o melhor da obra do Homem e da Natureza. Mas, em Praga, saúdo, também, um dos locais que os portugueses associam a algumas das mais corajosas lutas pela liberdade e pela democracia. Foi há quarenta e dois anos, no dia cinco deste mês de Abril, que uma multidão em festa, reunida na Praça Venceslau, nos fazia acreditar que o sonho da mudança era possível, numa das mais belas páginas de uma Primavera que marcou a História.

É, assim, com um sentimento de particular emoção que percorro as ruas desta cidade, como ainda agora, ao cruzar a Ponte Carlos, desfrutando da impressionante vista que nos proporciona e apreciando as belíssimas estátuas que a decoram, incluindo a do nosso Santo António de Lisboa, padroeiro da nossa capital.

Praga foi, de novo, exemplo, ainda há poucos anos, na forma como soube superar os momentos difíceis a que teve de fazer face, na sequência das cheias de 2002, numa lição particularmente inspiradora nos dias que vão correndo.

Esta capital é, hoje, reflexo da capacidade que os seus dirigentes e residentes têm demonstrado para conciliar a preservação do seu impressionante património histórico e arquitectónico e as necessidades dos tempos modernos, num modelo que merece a atenção de quantos têm de fazer frente a desafios semelhantes.

Senhor Presidente,

Todos estes factores justificam amplamente que Praga se tenha tornado num destino privilegiado para muitos portugueses, que aqui vêm como turistas, para estudar nas suas Universidades, ou para trabalhar nas suas empresas. Portugueses que aqui encontram um Povo culto, crescentemente interessado pela nossa língua e cultura. Terei, amanhã, a oportunidade de visitar a Universidade Carolina e de me encontrar com alguns dos seus muitos alunos cuja curiosidade pela língua de Camões e de Pessoa é ditada por considerações culturais, mas, também, pelo reconhecimento das vantagens económicas associadas ao domínio do terceiro idioma europeu no mundo, falado por mais de 250 milhões de pessoas, nos cinco continentes.

Estes laços, que unem os Povos checo e português, constituem um importante contributo para o reforço do relacionamento entre os nossos dois Países. Um reforço que se deve estender ao Poder Local, designadamente através da partilha de experiências e da concepção de projectos comuns.

É esse apelo que aqui quero deixar, Senhor Presidente, agradecendo, mais uma vez, a hospitalidade com que fomos recebidos e desejando as maiores felicidades aos habitantes desta magnífica cidade.

Muito obrigado

http://www.presidencia.pt/republicacheca2010/?idc=750&idi=38755