Bem-vindo à página oficial da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Serviço de Pediatria do Hospital Central de Maputo
Visita ao Serviço de Pediatria do Hospital Central de Maputo
Maputo, Moçambique, 19 de Julho de 2012 ler mais: Visita ao Serviço de Pediatria do Hospital Central de Maputo

INTERVENÇÕES

Intervenções da Dra Maria Cavaco Silva

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Intervenção da Dra. Maria Cavaco Silva no Lançamento da Campanha Pirilampo Mágico 2011
Museu da Electricidade, Lisboa, 6 de Maio de 2011

Faz 25 anos que a Primavera, mais concretamente o mês de Maio, põe pirilampos coloridos a voar, dando sentido às nossas vidas de dia, e iluminando o nosso espírito, de noite.

Pirilampos mágicos, ainda por cima. E só em Portugal …

Pirilampos coloridos, mágicos, portugueses.

Há 25 anos que voam e estamos hoje aqui todos juntos para celebrar este quarto de século e dar-lhes os parabéns.

E agradecer, porque a gratidão é um sentimento muito bonito que às vezes anda um bocado esquecido no nosso tempo, talvez mesmo maltratado e desconsiderado.

E porquê este esquecer do sentimento do obrigado?

Talvez porque andamos todos excessivamente envolvidos em nós mesmos, na resolução dos nossos problemas e das nossas aflições pessoais e acabamos por não ter tempo para olhar à nossa volta. Enrolamo-nos na importância suprema de todos os nossos direitos e ficamos cegos e surdos aos nossos deveres.

No Domingo, 1 de Maio, a propósito da beatificação do Papa João Paulo II, D. Jorge Ortiga disse uma coisa que achei muito bonita e muito importante.

Que tinha sido um momento de gratidão do mundo inteiro ao Papa João Paulo II pela sua vida, que vários milhões em todo o mundo se tinham unido para dizer ao novo Beato apenas esta frase simples, mas tão poderosa - “Obrigado pela sua vida!”

Faz 25 anos que nasceu este Pirilampo Mágico, com o objectivo muito concreto de nos fazer olhar para além de nós próprios.

E os resultados atingidos neste quarto de século falam por si. Quase 20.000 pirilampos coloridos a voar e a sorrir para tantos que beneficiaram da sua magia: equipamentos novos, colónias de férias, adaptação de equipamentos já existentes, abertura de horizontes para os nossos concidadãos que têm mais dificuldades em agarrar o quotidiano da vida mas querem tanto como nós, ou ainda mais do que nós, ultrapassar as barreiras que vão encontrando no caminho.

E vamos agradecer a quem?

A milhares de almas de boa vontade que, ao longo deste quarto de século, pensaram mais nos outros do que em si próprios e puseram 25 Pirilampos Mágicos a voar.

Escreveram canções e compuseram músicas; cantaram e dançaram; venderam e compraram pirilampos e pins; deram o seu tempo e o seu coração a esta causa.

Mas principalmente temos de agradecer a todos os que trabalham nas instituições que fazem parte da FENACERCI e nas suas congéneres. Profissionais e voluntários que dão o melhor de si todos os dias, de todos os anos, para melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos com necessidades especiais.

Se pensarmos que temos actualmente em Portugal centenas de Instituições cujo trabalho é dedicado a esta valência, com facilidade imaginamos o que seria do nosso país sem essa dedicação, a maior parte das vezes a tempo mais que inteiro, de todas as pessoas que dão a sua vida a este trabalho difícil, mas muito compensador.

Tenho visitado muitas destas instituições e a alegria e o carinho que encontro em todas elas têm sido para mim uma inestimável lição de vida.

Sei que os tempos estão muito difíceis, mas é nos tempos difíceis que se vê a alma dos povos.

E isto para vos dizer que não podem ser as dificuldades dos tempos que vão impedir os nossos pirilampos de voar.

Uma das vantagens do Pirilampo Mágico é permitir-nos contribuir apenas com uma moedinha. Gosto de todas as campanhas de ajuda em que uma moeda pequena pode fazer a diferença. Permitem que muitas mais pessoas contribuam e colaborem e se sintam a fazer parte de uma rede de solidariedade, que assim pode ser muito mais abrangente.

Creio que é muito bom permitir a muitas pessoas sentirem-se parte envolvida no Pirilampo Mágico e, por um ou dois euros, poderem exibir a sua pertença ao clube.

Que o Pirilampo Mágico continue a fazer brilhar o nosso mundo.

É sinal de que não fechámos o nosso coração às dificuldades dos outros.

Bem hajam! Vamos todos sair daqui com o nosso velho amigo nas mãos.

© 2006-2016 Presidência da República Portuguesa