Intervenção da Dra. Maria Cavaco Silva na Cerimónia de Entrega do Certificado de Qualidade EQUASS ao Centro de Educação para o Cidadão Deficiente Mira Sintra
Palácio de Queluz, 12 de Julho de 2011

Quero glosar aqui hoje o tema que lancei na atribuição do EQUASS à AFID e que é apenas esta frase muito simples: “Há horas felizes em dias felizes”.

Que melhor temática para estes tempos difíceis que a celebração comunitária da felicidade dos momentos bons como este?

Tive o prazer de estar presente no dia em que decorria o encontro dos especialistas para a atribuição do certificado EQUASS à AFID.

E como não há coincidências, foi precisamente na cerimónia de atribuição do certificado à AFID que, em mais um momento feliz, soube do outro certificado EQUASS para a CECD. Fiquei muito contente.

São estes reconhecimentos de entidades competentes que dão alma e ânimo a todas as pessoas que trabalham nestas instituições.

Porque os sorrisos que encontramos quando as visitamos são fruto de muito afecto e muito profissionalismo, mas todos nós sabemos como é um trabalho árduo, difícil, que exige de todos nele envolvidos teimosia, persistência e muita fé.

Quando me convidaram para estar presente nesta cerimónia, quase me fiz convidada para ir visitar a CECD, porque faço sempre questão de conhecer bem as instituições que me dão a honra de estar presente nos seus momentos felizes. Só assim se pode falar do que se viu.

Na CECD fui recebida com uma representação do belíssimo “Pássaro da Alma”. E só quem se interessa verdadeiramente pela temática da deficiência consegue avaliar as horas de esforço e de paciência que estão por detrás de uma representação como aquela. E talvez agora, mais do que nunca, nas circunstâncias que atravessamos, sejam os nossos cidadãos mais frágeis e mais vulneráveis a dar-nos a lição que mais falta nos faz: não desistir, saber que cada passo que damos atrás nos prepara para darmos dois em frente.

Se conseguirmos ultrapassar determinadas condicionantes que nos amarram a exigências que não podemos pagar, talvez consigamos cumprir o objectivo primeiro destes tempos de grandes dificuldades: ajudar mais pessoas com o mesmo dinheiro.

Instituições óptimas já temos, como demonstram estes certificados.

É só preciso que consigam não só sobreviver mas ir ainda mais longe na ajuda.

Parabéns Centro de Educação para o Cidadão Deficiente Mira Sintra.