Convocado pelo Presidente da República, o Conselho de Estado analisou a participação das Forças Militares e Militarizadas Portuguesas em Operações de Paz.
No final da reunião, foi divulgada a seguinte nota informativa:
"O Conselho de Estado, reunido hoje, no Palácio de Belém, sob a presidência de Sua Excelência o Presidente da República, analisou a participação das Forças Militares e Militarizadas Portuguesas em Operações de Paz.
O Presidente da República convidou o Senhor Ministro de Estado e da Administração Interna e o Senhor Ministro da Defesa Nacional a participar nesta reunião do Conselho de Estado.
Os Senhores Conselheiros de Estado debateram o envolvimento das Forças Militares e de Segurança Portuguesas em Operações Humanitárias e de Paz, que actualmente tem lugar na Bósnia-Herzegovina, no Kosovo, no Afeganistão, no Líbano, em Timor Leste e, em dimensão reduzida, em outros cinco Países, bem como as perspectivas futuras dessas missões.
Neste contexto, examinaram os Senhores Conselheiros de Estado a inserção das referidas missões no plano da política externa e de defesa, à luz do interesse nacional e dos compromissos internacionais do Estado português, tendo ainda analisado os factores condicionantes da participação portuguesa em operações humanitárias e de apoio à paz".