É, para mim, um enorme gosto conhecer de perto o Instituto Politécnico de Macau. Gostaria de dizer quanto me honra e sensibiliza a fraternal hospitalidade com que esta comunidade académica me recebeu.
O dinamismo que o Instituto Politécnico de Macau imprime à sua ação em prol da língua portuguesa e da cooperação com universidades portuguesas ficou bem patente na apresentação a que acabámos de assistir.
O Instituto Politécnico de Macau, sob a feliz inspiração do seu lema “Conhecimento, Experiência, Universalidade”, honra a singularidade deste Território, uma singularidade que é fruto do encontro multissecular das culturas portuguesa e chinesa. Simultaneamente, os vários cursos de língua portuguesa, bem como os cursos que, abrangendo diversos campos, são ministrados em português, contribuem, de forma inequívoca, para que o Instituto seja uma das mais competitivas instituições de ensino da região. A língua portuguesa é aqui, indiscutivelmente, vista como um ativo em crescente afirmação no plano internacional, seja em domínios como a economia, o comércio ou cultura, seja nos novos meios de informação e comunicação.
Nos últimos anos, a cooperação entre este Instituto e as instituições de ensino superior portuguesas tem vindo a ser dinamizada e aprofundada. Criaram-se importantes sinergias entre entidades situadas nos dois extremos do planeta, mas unidas por um desígnio comum: a vontade de cooperar, de trabalhar em conjunto e em diálogo na construção de uma sociedade baseada no conhecimento.
A língua portuguesa, com os seus 250 milhões de falantes, em vários continentes, é uma língua global. Atualmente, na Ásia, desperta um interesse crescente, o que não causa qualquer surpresa. O Centro Pedagógico e Científico de Língua Portuguesa é uma aposta no valor estratégico da língua portuguesa e um projeto em que reconhecidamente se materializa a visão global deste Instituto.
Macau detém condições privilegiadas para se assumir como polo difusor de referência regional. O Instituto Politécnico de Macau tem sabido, em parcerias mutuamente benéficas com instituições de ensino superior portuguesas, explorar este potencial. Por isso, na pessoa do seu Presidente, felicito este prestigiado Instituto e todos quanto nele trabalham, desejando os maiores sucessos na vasta ação pedagógica, científica e cultural que, diariamente, desenvolvem.
Muito obrigado.
© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016
Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.
Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.