Bem-vindo à página ARQUIVO 2006-2016 da Presidência da República Portuguesa

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Visita ao Centro de Formação  Profissional de Setúbal,  no âmbito da 6ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica dedicada à Educação e Formação Profissional
Visita ao Centro de Formação Profissional de Setúbal, no âmbito da 6ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica dedicada à Educação e Formação Profissional
Setúbal, 11 de setembro de 2015 ler mais: Visita ao Centro de Formação  Profissional de Setúbal,  no âmbito da 6ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica dedicada à Educação e Formação Profissional

INTERVENÇÕES

Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto
Intervenção do Presidente da República na Cerimónia de Atribuição do Prémio SECIL Arquitectura 2006
Auditório Prof. Simões dos Santos, Cidade Universitária, 30 de Março de 2007

Senhor Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Senhor Bastonário da Ordem dos Engenheiros
Senhora Presidente da Ordem dos Arquitectos
Senhor Presidente da SECIL
Senhores Premiados
Minhas Senhoras e Meus Senhores

Pela segunda vez, esta semana, participo em cerimónias de atribuição de prémios criados por empresas portuguesas com o objectivo de estimular a qualidade, a descoberta e a inovação e que, dessa forma, contribuem para melhorar a sociedade de que fazem parte. Primeiramente, na área da medicina, agora na área da arquitectura e engenharia. É uma visão moderna da actividade das empresas com a qual me congratulo.

Hoje, quero, em primeiro lugar, felicitar os jovens universitários cujos trabalhos foram premiados. É estimulante confirmar que nas nossas universidades existem sonhos, que esses sonhos se transformam em ideias e que essas ideias resultam em trabalhos de qualidade.

A participação de jovens universitários no Prémio SECIL revela uma excelente relação entre o mundo académico e a vida profissional, permitindo aos estudantes testar as suas capacidades e potencialidades e perceber a sua real adequação às necessidades do mercado e às saídas profissionais.

Ao associar-se ao Prémio SECIL, a Ordem dos Arquitectos e a Ordem dos Engenheiros consagram a importância de uma iniciativa empresarial que chama a si tanto jovens universitários como nomes maiores da arquitectura e da engenharia, incentivando e promovendo o reconhecimento público de autores e obras que enriquecem a arquitectura e a engenharia portuguesas. Investir no talento e na criatividade, saber dar-lhes corpo e reconhecimento é essencial para o progresso do País.

O Prémio Secil Arquitectura 2006, hoje entregue ao Arquitecto Álvaro Siza Vieira pelo seu projecto de um Complexo Desportivo na Catalunha, é um estímulo à criatividade e à qualidade. Ao vencer pela terceira vez este Prémio, o Arquitecto Siza Vieira demonstra, uma vez mais, a razão por que se tornou uma das maiores referências da arquitectura portuguesa e mundial.

A vasta obra de que é autor tem sido alvo de amplo reconhecimento no nosso país e no estrangeiro, sendo um dos grandes responsáveis pela notável reputação internacional de que goza hoje a arquitectura portuguesa. É também uma prova viva da capacidade para competir e vencer quando se juntam talento, criatividade, competência e muito trabalho. Felicito, pois, o Arquitecto Siza Vieira por mais este prémio que, com inteira justiça, lhe foi atribuído.

Saúdo igualmente a SECIL, a Ordem dos Arquitectos e a Ordem dos Engenheiros por esta iniciativa que, ao longo dos últimos 14 anos, vem contribuindo para evidenciar a capacidade criativa e técnica dos portugueses numa área de maior relevância para a imagem do País, premiando o mérito daqueles que mais se destacam entre os seus pares.

Aos premiados, Muitos Parabéns.

© Presidência da República Portuguesa - ARQUIVO - Aníbal Cavaco Silva - 2006-2016

Acedeu ao arquivo da Página Oficial da Presidência da República entre 9 de março de 2006 e 9 de março de 2016.

Os conteúdos aqui disponíveis foram colocados na página durante aquele período de 10 anos, correspondente aos dois mandatos do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.